Sexagésimo nono dito. Nenhuma verdade, nenhum ponto de vista oficial pode furtar-se ao plebiscito popular. É a ágora do rés-do-chão governado que decide da legitimidade do primeiro andar governante.
(continua)
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
"É ou não é?"
Devia ser. O problema é que se o ágora dos governados não possui elementos para determinar os termos de referencia da governação o primeiro andar entende que se pode exceder. É proposta de Stuart Mill que o ágora deve no mínimo saber ler, escrever e dominar as quatro operações elementares da aritmética para poder legitimar um primeiro andar governante responsável.
Enviar um comentário