25 outubro 2011

Uma certa Luanda em fotografia (5)

Prosseguindo a série sobre uma certa Luanda, sobre um certo microsocial de Luanda fotograficamente captado por Carlos Serra Jr, jurista e ambientalista, que lá esteve recentemente. Mais uma imagem colhida num musseque (reparem como os pneus lembram os bairros suburbanos da nossa Maputo). Se quiser ampliá-la, clique sobre ela com o lado esquerdo do rato.
(continua)

5 comentários:

TaCuba disse...

Tem razão, os pneus estão em todo o lado em Maputo.

ricardo disse...

Os musseques de Luanda, contrariamente aos maputenses, nao sao de canico. Tambem, tem pouca ou quase nenhuma arvore...A agua potavel, e rara, ou vem a cabeca do chafariz, ou entao e retida pela "cacimba" que e uma especie de reservatorio de agua, que faz o aproveitamento eficiente da queda pluviometrica, que em Luanda e menos farta do que em Maputo. E uma tradicao centenaria luandense, cuja origem remonta ao Brasil e se diz, comecou a ser trazida apos a ocupacao dos holandeses nos anos 1600. Contudo, ha quem defenda que e exactamente o contrario. Que e uma tradicao angolana, que se enraizou no Brasil. Todavia, no Brasil, cacimba tambem e um poco de agua comum. Para aprofundar o assunto sugiro leitura aqui: http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/agua1.htm

Vistos do ar, os musseques de Luanda parecem paisagem lunar, espanta-me pois como conseguem parir tanta manifestacao cultural alegre e ritmada.

Alma luandense. Alma crioula.

Salvador Langa disse...

Mais uma bela imagem. Penso que há-de haver cisternas.

Xiluva/SARA disse...

Mãe e filho de certeza!!!!!!!

Paulo disse...

Nos townships daqui a mesma coisa.