16 outubro 2011

Teoria do conhecimento de Samora Machel (8)

"Ao pegarmos em armas para derrubar a ordem antiga, sentimos a necessidade de criar uma nova sociedade, forte, sã, próspera, em que os homens livres de toda a exploração colaborariam para o progresso comum" ( Samora Machel)
Prossigo no terceiro ponto do sumário desta série.
3. Pontos focais da epistemologia de Samora. Falei-vos nas determinações categoriais de Samora. Importa, agora, referir um segundo aspecto, de alguma maneira já abordado anteriormente. As categorias samorianas são quase sempre tributárias do futuro. O ideal samoriano é o de uma sociedade isenta do que chamava "exploração do homem pelo homem". Em 1976, por exemplo, na oitava sessão do Comité Central da Frelimo, ele afirmou o seguinte no fim de uma intervenção: "Devemos extirpar as raízes do capitalismo, a vocação capitalista, o desejo de explorar".
Prossigo mais tarde.
Sugestão: deixem-me sugerir-vos a leitura em 15 números da minha série intitulada A cada um segundo as suas necessidades, a cada um segundo o seu Samora, aqui.
(continua)

2 comentários:

Salvador Langa disse...

'Desejo de explorar', hoje faz parte do PIB.

Anónimo disse...

"Devemos...". De que vale um "ideal" imaterializável: mera utopia!

As raízes do capitalismo deixou-as bem sãs, nos que lhe eram mais próximos: imobiliário; investimentos nos mais diversos sectores da economia!