Pode acontecer que nas próximas horas a Líbia tenha um novo rosto político, depois que opositores entraram em Tripoli. Espero que os Líbios possam evitar a vingança e o ajuste de contas.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
7 comentários:
Infelizmente não sou optimista Professor, já há precedentes graves, em qualquer guerra pequena ou grande há desagravos e nessa altura é lei de talião que corres nas veias. Já viu como os opositores são tratados por "cães" e "ratos" pelo regime de Cadafi?
As marcas dos seis meses de guerra civíl ficarão sicatrizadas por muito tempo. Muita coisa aconteceu, muito coisa mudou. Como em todas guerras, mortes, feridos, destruições e a separação. Se um dia os libíos foram unidos, ninguém sabe o que será das centenas de tribos que por lá existem. Esta não é uma vitória de um grupo de homens armados revoltosos. É uma vitória de um todo sistema que de certo vai implantar o que não havia a quarenta e dois anos atrás na Líbia: 'o free-market', 'privatisation of oil companies' e tudo quanto existe numa democracia. O sonho de 'Estados Unidos de Africa' vai se desmoronando. Este é o principio da recolonização. E temos o previlêgio de ver em Directo.
Que Deus proteja o povo da líbia.
Fecha-se o Livro Verde.
Esperemos que não se reedite o Iraque.
Encerrada a questao libia, prevejo novos desenvolvimentos na Siria e no Corno de Africa. Como denominador comum: ONU!!!
No resto do mundo, as posicoes reforcam-se. As aliancas renovam-se. Por exemplo, Kim-Jong-Il, viajando no seu comboio blindado, visita a Russia actualmente. A China decidiu aplicar 16 milhoes de euros em ajuda humanitaria no Corno de Africa, superando todas as ofertas. Mas tao logo respirava de alivio, e ja Erdogan, PM turco, fazia uma visita inedita aos campos de refugiados na Somalia (!), prometendo reunir 145 milhoes de euros para ajuda humanitaria aquele pais.
Mas afinal, qual e a relacao que se pode estabelecer entre o que acontece em Damasco e Mogadiscio, respectivamente? Sera o Sudao do Sul a resposta?!
Liguem o adivinhometro s.f.f...
Nunca houveram tantas mentiras propagadas pelos medias como neste conflito. Khamis Gaddafi, filho do ditador, já foi alegadamente morto por duas vezes, mas num video provou o contrário. No inicio, a imprensa divulgava rumores que .Gaddafi havia abandonado o país para Venezuela, Tchade, Zimbabwe, etc. Desde domingo afirma-se que Saif al-Islam, filho mais velho do coronel e mais dois foram capturados. E o TPI confirmou a detenção de Saif. Mas o mesmo apareceu para provar que não passavam de fantasia. Agora fico em dúvida com relação a todo relato que vem da Líbia através dos mass media. Há pouca veracidade nas suas certezas..
Com o fim da guerra fria a NATO corria o risco de tornar-se em um elefante branco. Mas com os biscates de controlo de zonas de exclusao aerea volta a ser viavel. Fundamental ate para a incontornavel recolonizaçao do continente africano.
Por este andar em breve havera uma especie de Conferencia de Berlim para partilha dos recursos naturais de Africa.
Entre nos ate ja estamos a dar uma ajudinha atraves das mineradoras, hidrocarbonetos e, mais recentemente, atraves da concessao de 6 milhoes de hectares. Chamamos-lhe investimento extractivo directo estrangeiro.
A queda de Kadafi prova que a Uniao Africana e um molusco. Invertebrada.
Estamos lixados meus camaradas.
Enviar um comentário