Repetindo um pouco algo que escrevi neste diário em 2007 a propósito de uma foto (amplia-a clicando sobre ela com o lado esquerdo do rato) que um leitor me enviou, com o primeiro governo do nosso país (1975). Repare que, do lado esquerdo do presidente Samora Machel (ao meio, fila da frente), de braços atrás das costas, estão Jorge Rebelo, Alberto Chipande e Marcelino dos Santos. Nenhum deles foi presidente. Já assim não acontece do lado direito, digamos que do lado presidenciável dos braços como que em sentido. Depois da Samora, o presidente foi Joaquim Chissano (segundo do lado direito de Samora), agora o presidente é Armando Guebuza (à direita de Chissano). Quem resta? Bem, o terceiro, também do lado direito, é Mariano Matsinhe. Como não sou curandeiro, deixo ao tempo a decantação do humor e aos leitores os comentários.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
7 comentários:
O próximo presidente vai ser o homem do "primeiro" tiro, que até foi disparado por um sipaio que estava alerta, mas para o caso nem interessa.
Agora, o problema está em quem "afinale" disparou o "primeiro" tiro, assunto demasiado transcendente, à falta de melhor.
Também, se os habilitantes ao "primeiro" tiro demorarem muito...aí vamos continuar com os sumários anteriores.
Mariano Matsinhe.
E as coisas não acontecem por acaso...
Só por curiosidade...
O lado esquerdo da imagem é na verdade o lado direito de Samora; e o lado direito da imagem o lado esquerdo do antigo presidente...
mas não deixa de ser engraçado e curioso
:)
O "reich" devera reinar por mil anos...
Palavras de Matsinhe. O nosso matusalem.
Brillant article. A slice of social and national history from one photo. I suggest a tittle:
THE PHOTOGRAPH THAT DEFINED THE POWER DIVIDE
Simplesmente incrivel. Uma refleccao suprema.
Interessante a foto.
Dava para uma boa aula de iconografia e iconologia com o prof. Paulo Simões.
Chipande não pode ser, é politicamente analfabeto. No entanto, já foi PCA de qualquer coisa do Norte.
Marcelino dos Santos? Não. A "ala da negritude" dentro da Frelimo não iria aceitar coisa dessa. Nem pensar...
Rebelo? Só quem não o conhece pode dizer tamanha asneira. Aquele homem quase que pede desculpas por ser o que é: administrador da DOMUS.
Este "conterrâneo" meu, Mariano Matsinhe, talvez. Mas sobre ele não digo nada, nada mesmo. NADA, repito, por enquanto.
Machungo, na fila do fundo, também não o vejo a ocupar um cargo desses. Então há-de ser a geração das balas, digo, da viragem. Grupo Pacheco, etc...
Zicomo
Porque terá que sair desta foto o futuro Presidente?
De verdadeiras mudanças, é o que País precisa...
Estes já deram o que tinham a dar!
Penso que têm é, que cuidar dos impérios que construiram depois da Independencia de Moçambique.
A maioria deles; (tirando os falecidos, são empresários de "sucesso"
Enviar um comentário