07 outubro 2010

Manchete do "Savana"

Capa
Antetítulo: Castel-Branco explosivo
Título: Há enorme incompetência no Governo
Páginas 2/3
Antítulo: Castel-Branco desmascara discurso de combate a pobreza
Título: Estrutura da economia beneficia um punhado de capitalistas nacionais

7 comentários:

ricardo disse...

Ah, ah...

Depois do "puxao de orelhas", o gurus despertam, finalmente!

Silencio que se vai tocar marrabenta...

Abdul Karim disse...

Eu prefero ver o resultados do despertar dos gurus.

"Focuss on the results" - Barack Obama.

Unknown disse...

Embora ha ainda quem prefere escamonteiar a arrogância dos governantes, Já observou variadíssimas vezes as acções do governo mas infelizmente não sei a troco de quê preferem ignorar as suas observações! Deve ser por aí, porque podemos pensar que é arrogância, ignorância quando na verdade é incompetência.

Nipiode disse...

O dilema: instalaram-se hábitos, e agora há a grande dificuldade de abrir as portas a maior diáspora de moçambicanos. Essa diaspora caminha para os 20 milhões e nunca emigrou para o estrangeiro. Ela chama-se povo moçambicano. Tudo fechado numa rodoma, querendo colocar em pratica um projecto no qual esta diáspora nem sempre se identifica. Pontes, estradas? Tudo bem. mais bicicletas, carros? Tudo ok. Mais energia, água, telefonia móvel? Óptimo. Mais hospitais? Tudo bem. Mas para quando uma justiça sem olhar para o dinheiro e até mesmo a raça. Agora: o milho, o arrôz produzido em grandes quantidades depois da guerra e que continua a apodrecer devido a nulidade da comercialização? A barriga não vive de betão, ferro. Os feitos não são um favor, é uma exigência.Ainda hoje ouvi um responsável da EDM a explicar as razões da duplicação das taxas sobre o sistema CREDELEC. Por favor, desd 1999, que as pessoas reclamam esta situação. Porque só agora? Curioso mas ainda bem: representantes do governo nos últimos dias não se escusam em dar a cara, mesmo em canais privados, incluindo em debates acesos. Inicio do dialogo? Sim , pode ser, mas ele tem que ser nos dois sentidos. Dialogar para mudar, porque para entreter é um êrro crasso. Em suma : isto é fácil se os politicos fizerem uma introspeção e pesarem o que lhes garante uma governação tranquila e com certezas dos governados e os que rodeiam os governantes. Talvez estejamos a precisar de um moçambicano na presidencia comprometido com a justiça (Eduardo Mulembwé, ) e um primeiro ministro comprometido com a politica económica ( Mario Machungo,Tomaz Salomão, Eneas Comiche)....ou então perceber como Lula da Silva( operario) termina o seu mandato com a mais alta fasquia de popularidade conseguida por um presidente na america latina.A independencia formou quadros, muitos e bons.É só assobiar que eles levantam-se para dizer SIM AO CHAMAMENTO DA PÀTRIA.Quem põe o guizo ao gato?

Linette Olofsson disse...

Finalmente!
Até que enfim!
Concordo contigo Rickardo!
começam a ter coragem....
A frelimo não muda....

Tem que chegar ao extremo para entender e mudar o rumo das coisas.

ricardo disse...

Pois é Linnete, Brecht explica...

O Analfabeto Político (Bertolt Brecht)

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguer, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

Pois é, uma lição diferente de um guru que se atreveu a palmilhar na política. As reacções não se farão esperar. Lembremo-nos de Carlos Cardoso, outro crítico incisivo a este estado de coisas.

Mas numa análise não coincido com o guru. A terra. Porque tanto faz, se privada ou do Estado. Ela será sempre um bem transaccionável. E indemnizável, se necessário for. Mas só para alguns.

Reflectindo disse...

Tenho que acrescer uma coisa:
A oposicão não deixa de ser culpada, pois que muitos oposicionistas são como a frelimistas. Não lutam para se mostrarem alternativa porque acham-se a opcão de quem está cansado da Frelimo, sem nunca saberem que a outra alternativa é ficar em casa no dia da votacão.