20 outubro 2010

Elísio analisa hackeamento de um portal

Informático moçambicano Elísio Leonardo iniciou a análise de um portal hackeado, no seu INFOmoz, aqui.

5 comentários:

Leonardo Zunguene disse...

em moz IT's colocam a seguranca em plano 10.

Elisio Leonardo disse...

E reparem que o meu chará falou na primeirissima pessoa...

Tomás Queface disse...

É o resumo da conversa que tive com o Ricardo.

ricardo disse...

Em Moçambique, nos meios IT, dizia-se até à semana passada, que era mais fácil pagar uma cerveja a um administrador de sistemas para se invadir uma rede ou site, do que perder tempo a explorar buracos de segurança via web.

O que aconteceu esta semana com o site da LDH e SAVANA, marca um ponto de viragem. Moçambique passará a ser atacado com mais frequência, sobretudo, à medida que os interesses multinacionais e capitalistas se consoldarem no mercado nacional. É bom lembrar que estes, sustentam os seus processos de negócio em sistemas informáticos, a saber: banca, mercado de valores mobiliários, etc.

E estes ataques articulam-se perfeitamente com a actual conjuntura geo-política internacional. Teerão foi atacado por um vírus criado em Israel e EUA. E reagiu de maneira assimétrica, atacando interesses ligados ou de alguma forma, articulados, com a projecção geo-política daqueles dois países.

A LDH e o SAVANA estavam no local errado e à hora errada. E passarão a estar muito mais vezes.

Leonardo Zunguene disse...

Os bancos nacionais vao abrindo mais as tecnologias para melhor comunicacao com os seus clientes, oferecer mais serviços, o banco onde quer que esteja e (quase) nao existe nenhuma educacao civica de modo ao cliente auto-proteger se. Todos vao aderindo e usando a bem q achar!

Clientes fazem transferencias em net cafes e ainda deixam as paginas e senhas a disposicao de qq um q saiba q o firefox guarda as senhas qdo mantidas no historico.

A probabilidade de os PC's dos net-cafes possuirem qq keylogger gratuito e facil de instalar pa recolher td que eh digitado... sao pequenos exemplos, que podem zerar algumas contas!

@Elisio - colocaremos o infomoz a prova :) (mas pa o caso acho q mais valem as noites no Cake do q isso)

@Ricardo - Tenho de concordar!

P.S: Testei a meses um passeio pela cidade, com laptop no carro e (quase) tudo que eh rede por wireless conseguia entrar sem esforço, bastava clicar em connect (redes desprotegidas). e alguns utilizadores ainda reclamam a sobre-facturacao da tvcabo, TDM e outros ISP's.

"Sabemos que a maioria das pessoas baixa vírus inconscientemente -- elas desconhecem o que estão fazendo até que seja tarde demais. É a isso que me refiro aqui. Refiro-me à proteção do consumidor." [ Bill Gates ]