12 outubro 2010

DN

"Diário de notícias" aqui.
Adenda às 8:29: leia um trabalho no "Canal de Moçambique" de hoje, aqui.
Adenda 2 às 0:06: interrogo-me sobre se apenas existia José Pacheco para gerir o Ministério da Agricultura.

8 comentários:

Nelson disse...

Eu queria muito saber as verdadeiras razões dessas mexidas! Não me satisfaz a velha resposta " Imprimir nova dinâmica"

Fijamo (...) disse...

MINAG, um MINISTÉRIO DESCARTÁVEL... Regards (...)

Anónimo disse...

Isto em Xadrez chama/se fazer um roque para proteger o rei.
Porque saem os Ministros? A MEU VER o Dr Garrido sai por causa dos seus pronunciamentos durante as manifestacoes, quando falou dos mortos (acho que ele nao escondeu o que viu no hospital e a sua cara funebre dizia tudo) e porque a classe dos enfermeiros, que, ao que parece ficou galvanizada pelo sucesso da manifestacao de 1 a 3 de Setembro e pela ameaça de greve dos antigos combatentes queria repetir a dose. Acho que o PR ja se deu conta que os médicos tambem nao estao muito contentes... Assim o PR mata dois gatos de uma so cajadada, mas sacrifica o apoio popular que tinha com este Ministro.
O Sr Fernandes sai por causa do desastre que foram as medidas tomadas pelo executivo.
O Sr Soares Nhaca pela continua paralesia da Agricultura e pelas fortes criticas vindas dos varios circulos da sociedad que ultimamente atacam o desempenho deste sector.
O Sr Pacheco, nao caiu, mudou de poiso. Acho que aqui há espaço para muitas conjeturas. Mas este é talvez o mais impopular de todos os Ministros afectados pela mexida presidencial.
O efeito destas medidas (a meu ver): Elas vem tarde mas vem dar razao aos "arruaceiros" e como que pedir-lhes um voto de confiança. Vamos ver é como é que elas serão aceites pelas pessoas. Particularmente, em relacao ao Garrido e ao Pacheco acho que nao vai ajudar o PR a repor a imagem que se criou com as manifestações. No primeiro caso acho que peca, aos olhos da população, por excesso e no segundo por defeito. Quanto à agricultura, este ministério parece afectado pelas mudanças climaticas. É um completo enigma e ninguem dura por lá... Será que os Deuses andadam a fechar a chuva??? Mas de qualquer forma, com tanta instabilidade, nao creio que se possa fazer algo neste sector.
Contudo, eu nao acho que as medidas tomadas vao ter muito efeito positivo imediato. Na verdade o que parece que as pessoas querem medidas que desagravem o custo de vida. E essas parece que o Governo nao tem controle sobre elas, por varias razoes. Mas pior seria nao fazer nada!

Joaqum Macanguisse disse...

a poucos anos o Semedo lamentou pelo facto do pais não ter ponta de lanças natos. A franca resolveu isto com a contratação de jogadores Africanos. A crow agent deu os seus passos em relação a desorganização das alfândegas. Se em Brasil busca-se e muda-se nacionalidades em benefício das selecções porque não fazermos o mesmo para cargos ministeriais.e

Anónimo disse...

Na minha humilde opinião, a par do que aconteceu com a AA em 2008, o JP não fica de fora pelo facto de ser membro da CP do Party. A verdadeira "punição" poderá ser a não reeleição do mesmo aquele órgão.
Seria também oportuno que se mexesse na Juventude e Desportos, Transportes e Comunicações, Finanças, Função Pública e Banco de Moçambique.
PS. Como ficou o caso Semelex?

umBhalane disse...

Vénia.

"Isto em Xadrez chama/se fazer um roque para proteger o rei."

ELEMENTAR.

V. Dias disse...

Estou por compreender porquê razão sai Garrido? Enfim, já disse o pais "esta é uma geração da viragem". Fazer oquê.

Zicomo

ricardo disse...

umBhalane e que percebe das coisas...

Elementar, caro Professor, elementar.