21 abril 2010

Os silenciadores


Na corte dos imperadores bizantinos existiam silenciadores oficiais, cuja função consistia em fazer calar os perturbadores de todo o tipo, a fim de que reinasse apenas o pensamento oficial - isso consta de um livrinho chamado "Apocalipse", escrito pelo sociólogo francês Michel Maffesoli e que hoje recebi graças à gentileza postal do Ricardo de Paris. Cartun reproduzido daqui.

5 comentários:

Abdul Karim disse...

Obrigado Ricardo de Paris.

V. Dias disse...

Uma prática que também era seguida pelo Sultão Solimão do pomposo Império Otamano perante os seus súbditos. Apesar de alguns historiadores o considerarem de "BOM" líder, este homem matou seu melhor amigo e seu próprio filho, portanto, herdeiro do trono.

Será que temos exemplos disso em Moçambique? Ou seja, será que em Moçambique temos vozes que concordam ou discordam democraticamente? Bem, a resposta é sim e não ao mesmo tempo. Tudo às meias.

Sim porque como se sabe quem se revela com mais voz que o "batuque" colhe tempestade (casos há de pessoas que perderam o bife por pensar de maneira diferente).

NÃO, porque quer no partido no poder quer na sociedade civil activa, não há grandes vozes dominantes que discordem ou concordem democraticamente com uma opinião do partidão (governo), deixando transparecer que tudo está a andar a mil contento, tal qual acontece em outros países.

É um questão interessante para percebermos até que ponto é livre o nosso pensamento, sobretudo o pensamento dos nossos cientistas sociais. Em Portugal, sabe-se que o actual Primeiro-Ministro, Eng. José Sócrates é acusado pela oposição do seu país de ser o mais visível "imperador bizantino" (aspas minhas), ou seja, o grande silenciador das mentes dominantes, tendo como exemplo o caso da Moura Guedes.


Zicomo

Abdul Karim disse...

Portugal, Mocambique, Angola, RSA, Zimbabwe e Swazilandia tem que mudar de treinadores... para ja.

'e imediato, se nao mudarem nao vai acontecer nada, vai ficar tudo igual como 'e .

Ja esta ser goleada.

Anónimo disse...

Karim vc está perdido. Deixa comentários em post impróprios, diz coisas que ultimamente não percebo patavina, o que é que se passa? Saudades de casa? A rotina matou o artista.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Muitas saudades,

O coracao bate,

Vontade de encontrar gente amiga,

A brisa do Indico,

O peixe da Dona Ana,

Meus Pais,

Minha Infancia,

Minha Juventude,

Sao saudades dos meus,

Do Gito, que me guadava o carro,

Do Policia Manuel, Meu Irmao,

Dos pentedos do artista esquina da GRINGO,

Do Velho que esgrxava os sapatos la,

Da malta do futebol dos sabados no 1 de Maio,

Do Tio Aly, Farukito, Soly, Asha, Gito...

De voces todos.