14 fevereiro 2010

Postagens na forja

Eis alguns dos temas de postagens que, progressivamente, irão entrar neste diário a partir da meia-noite local:
*
Nampula: sequestradores exigem dois milhões
* Noé e a corrupção
* Movimento espírita em Moçambique
* O que é Moçambique, quem são os Moçambicanos? (série)
* Questionários: ponto de situação
* Já nos descolonizámos? (série)
* Do cesarismo em Moçambique (série)
* Televisão e poder simbólico (série)

11 comentários:

Abdul Karim disse...

Isto esta animar...

Elisio Leonardo disse...

Esta é uma das poucas escolas onde o Professor não esconde qual será a próxima matéria...

Contei uma vez no Patifúndio que no ensino secundário, aula de história, o Professor me deu "bofetada" porque eu descobri que o apontamento que ele ditava era exactamente igual ao que minha irmã passou a 3 anos atrás... Vírgulas e tudo!

Abdul Karim disse...

Voce fez indisciplina, Elisio...!

Voce levou cabula de 3 anos atraz pra escola...!

Elisio Leonardo disse...

A melhor do ano passado Fiz um teste, tive uma nota horrivel.... Na recorrência, o Professor repetiu exactamente as mesmas questões do teste normal, e eu, maluco, também repeti exactamente as mesmas respostas que me deram a nota horrivel no teste normal.... Resultado, tive uma nota que me fez passar de classe!! Agora fiquei sem saber qual dos testes foi mal corrigido... Ou será que o Professor tinha planos de me ver na recorrência?? Sei lá, já passei(É o que todos os alunos dizem)
Cabula usa-se nos testes, exames, onde é proibido consultar... Agora numa aula normal, me proibirem de consultar outras fontes para aprofundar mais a matéria.... Acho que é injustiça mesmo... É do tipo o aluno tem de escrever exactamente o que o Professor fala... Mas se ele não fala uma palavra além do que está no livro ou outra fonte, não vejo problema em copiar desta fonte...
Mas falando em cabula, a boa notícia para os caloiros do curso de informática da UEM é que em algumas cadeiras, basta encontrar a correcção de dois últimos testes dos anos passados, para garantir 20 valores em todos os testes... Se os professores não procuram Upgrades, o que o aluno pode fazer... Repetem o teste, é só repetir a pergunta.

Abdul Karim disse...

Elisio,

Vao dar-te falta vermelha...!

Voce gosta de fazer indisclina...!

Elisio Leonardo disse...

Bem,a indisciplina não tem sido intensional... Creio que poderia até ser evitado se os professores procurassem actualizar o conteúdo das suas aulas, uma vez que o mundo não está parado... Todos os dias surgem factos novos que podem ser levados a sala de aulas sem que seja necessário mudar o currículo, os livros,etc..

Exemplo?? No trabalho prático da cadeira do Professor Carlos Serra no ano passado, os estudantes fizeram um trabalho sobre Azagaia, etc... Sinal de que o Professor actualizou a matéria sem esperar a Universidade mudar de currículo para incluir factos com menos de 4 anos(Sucesso de Azagaia, por exemplo)

Abdul Karim disse...

Elisio,

Vao suspender-te...!

Voce gosta mais de Azagaia, que de Mc...??!

Patrao 'e Patrao...!

'E bom nao indisciplinar assim...!

Elisio Leonardo disse...

Bem, gosto é uma questão de percepção... Entendo as coisas que um diz, gosto de ouvir ele a falar.... Não entendo as coisas que o outro diz, então....detalhes..

Que tal publicar um post com o título: "O que o MC deveria estar a fazer neste momento?"

Confira o post de hoje no blog ATITUDE: Mistura de love e sport, tristeza e alegria!!! http://atitude-gringo.com/e-a-medalha-de-ouro-foi-para/


E parabéns ao Professor... Os comentários aqui são publicados na hora... É por isso que adoramos este blog!

Edma Funzamo disse...

Eu fui uma das estudantes que fez o trabalho sobre Mc Roger e Azagaia, na cadeira do professor Serra... Olha Elisio, concordo contigo quando dizes q os professores n actualizam os conteúdos...mais há q referir q nem todos repetem os testes, n vamos tirar o méritos dos outros...e acha q a dica que estas a dar aos caloiros vai os tornar preguissosos...eles precisão é de estudar e estudar muito

Elisio Leonardo disse...

Oi Edma(Onde posso encontrar uma cópia deste trabalho? Alguma Biblioteca, etc? Achei o tema interessante, mas ainda não vi o trabalho!!!),
por isso é que é sempre dificil falar sobre educação... Todos os comentários não podem ser globalizados! Também conheço muitos Professores "nota 10", só não vou escrever os nomes porque tenho certeza que alguns acompanham este blog(É fundamental acompanhar este blog, para qualquer moçambicano que quer "updates mentais").

Infelizmente, sempre existirão estes outros, que fazem com que haja motivos para escrever comentários sobre o assunto!

E no meu caso, para piorar as coisas, geralmente nas cadeiras que eu acho mais interessantes é que tenho professores assim...

Agora quanto aos caloiros: Tenho 99% de certeza que eles não vão ler este comentário, pelo menos muitos deles, antes de chegar ao segundo ano. Já se tais professores encontrarem, poderão mudar esta "estratégia repetitiva", o que vai ser muito melhor para o nosso ensino!

micas disse...

Boa Elísio! É mesmo preciso ter coragem para agarrar o touro pelos cornos. E quem diz a verdade não merece castigo, certo?

Se há professores assim....espero que leiam aqui o Diário.Quem sabe, não se reconhecem e mudam a estratégia?