Cabeçalho de uma excelente reportagem de Hélder Xavier e Félix Filipe, com o título em epígrafe e publicada no @Verdade: "Museu, Anjo Voador, Benfica e Junta constituem as principais terminais de transportes rodoviários no Grande Maputo. Nos últimos anos, para além de serem pontos de partida e chegada, estes espaços tornaram-se lugares multifuncionais onde milhares de pessoas procuram sobreviver socorrendo-se das mais variadas actividades. Um mundo feito de desenrascanços."
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
Todos grandes empreendimentos (incluindo os caoticos) necessitam de uma rede de servicos de suporte...
Normal.
concordo totalmente. as pessoas querem ser melhor tratadas pelo município. há que construir casas de banho, limpar passeios e estradas, colocar bancos de espera e paragens cobertas.
Enviar um comentário