20 fevereiro 2010

Chavez, o expedito

Com a Venezuela atravessando grandes dificuldades energéticas e a sete meses das eleições legislativas, o presidente Hugo Chavez, sistemático crítico do imperialismo dos Estados Unidos, anunciou a compra de centrais térmicas à empresa norte-americana General Electric. Aqui.

25 comentários:

ricardo disse...

O bom filho a casa torna. E a cor do dinheiro e igual em todo mundo...

Ainda vamos ver mais coisas destas. Vale a pena esperar.

umBhalane disse...

A Venezuela é um grande produtor e exportador de petróleo (hidrocarbonetos).

E atravessa grandes dificuldades energéticas!!!(grande, maningue admiração)

Esse problema em Moçambique foi resolvido pelos "leões indomáveis", talvez perpetuamente (algumas gerações).

Agora, o celeiro da África Austral, a grande área libertada do sub-continente, aí, onde os leões indomáveis são caçados até quase à extinção, aí há generalizados problemas...

Equivalências identitárias - Chavez + X + Y = fracassos totais.

Reflectindo disse...

Para o Chavez mostrar que aquilo que defende funciona, devia prosseguir com nacionalizacões. Quando faz o contrário, comeco a desconfiar que não crê naquilo que ele mesmo defende ou apercebeu-se que os venezuelanos estão se tornando descontentes e tem medo de perder as eleicões?

Viriato Dias disse...

Acredito nas capacidades do Sr. Chavez. Acredito também que a crise instalada naquele país é consequência de uma conspiração que tem com génese os EUA, estes juntamente com os seus parceiros, também leões indomáveis, autênticos polícias do mundo, estão porde trás deste e doutros problemas de que o mundo inteiro padece.

Chavez não regressou à casa, se calhar é uma forma de perceber qual será o próximo passo dos inimigos indomáveis. O amigo umBhalane engana-se com este seu radicalismo, o país não foi a falência quando, por exemplo, andaram por ai a dizer que em menos de 24h, após a expulsão dos indomáveis de Moçambique, o que não aconteceu. Eu penso que, se eu não admiro a política dos indomáveis, o amigo morre por lá voltar. Morre de saudades e de paixão por uma pátria que julgavam ser vossa. Que Samora libertou.

Eu convido-lhe a vir cá em Évora ou em Lisboa um dia desses e vir beber um bom vinho Alentejano e escutar Majurajeta dos Goroanes e parmos de andar a pancadas com políticas, porque nem o amigo nem ninguém me vai fazer mudar de ideias, eu penso por mim e não são frutos dos outros os meus pensamentos e acções.

Zicomo

Reflectindo disse...

Meu amigo Viriato, hahahaha, 24/20, foste longe demais, pois antes de elogiar a operacão 24 horas e 20 kg podias perguntar Armando Emílio Guebuza se é coisa pela qual se orgulha. E se ele se orgulha por isso, porquê não consta na sua biografia, ao contrário da sua missão desconhecida em Gaza, a tal de reassentamento das populacões vítimas das cheias???
As duas grandes operacões de Armando Guebuza, nomeadamente a 24/20 e Operacão Producão de 1983 foram uuma grande desastre em Mocambique, tendo a primeira conduzido o país ao COLAPSO económico e a segunda, tendo criado luto e separado famílias.

Falando de colapso económico, falo pelo que vivi logo no governo de transicão, devido o Acordo de Lusaka mal feito. O comércio rural foi destruido logo no governo de transicão e até hoje não foi recuperado. Na primeira situacão, os meus pais foram vítimas. E assim peco há frelimianos para contra-argumentarem.

A política do Chavez está mostrando ser ruim. Ele está percebendo que está sendo julgado.

Enfim, meu amigo, a verdade dói.

Anónimo disse...

Sao interessantes estes criticos do Ocidente e do imperialismo americano. O Chavez nao é excepcao. Vende petroleo ao imperio, compra armas ao Oriente (china e russia), cria confusao com os vizinhos, nacionaliza tudo e as verdadeiras coisas boas que obtem e que servem para algo, vêm afinal do ocidente: o dinheiro que mal gasta e o equipamento de que tanto precisa. O resto é conversa... Coitado do povo venezuelano que ainda acredita nestas faxadas,,, Na verdade nós também um dia acreditamos...
M

Anónimo disse...

é triste quando muitos ao invés de serem iluminadas pela missäo académica ficam mais cegos, mesmo sendo proprietàrios dos mais altos diplomas.

Vejo que todos os moçambicanos estäo se tornando em "lambe botas". O engraçado, os mais esclarecidos preferem ser "lambe botas de classe, se convertendo em auténticos adoradores das politicas ocidentais, e os menos estudados dedicam ao "lambe botismo" local, de uma certa forma diriamos que säo "lambebotismomente" patriotas.

Senhores, vamos deixar de nos observarmos na imagem dos outros.

Agrada-me concordar com O Viriato Dias, nunca me deceptionou.

Mais näo disse.

ricardo disse...

Boi Voador Não Pode (Chico Buarque)

Quem foi, quem foi
Que falou no boi voador
Manda prender esse boi
Seja esse boi o que for
O boi ainda dá bode
Qual é a do boi que revoa
Boi realmente não pode
Voar à toa
É fora, é fora, é fora
É fora da lei, é fora do ar
É fora, é fora, é fora
Segura esse boi
Proibido voar

Quem tem telhados de vidro que nao atira pedras para o vizinho...

Ca Ira!

Viriato Dias disse...

Obrigado anónimo pelas palavras. Se deixasse seu nome, ainda que fictício, já me dava por satisfeito.

Em relação ao Reflectindo: eu não falei do 24/20. Deve ser um equivoco seu. Mas já que falou disso e quer com certeza a minha opinião sobre este assunto, eu acho que tanto a FRELIMO como o Estado moçambicano estiveram bem para ambos os casos. É preciso saber contextualizar os factos no tempo. Para o tempo em referência era indubitável estas medidas, até porque, primeiro, foram cerca de 500 anos de colonização, em que nós, os africanos, fomos tratados como verme (fora de excrementos, ou seja, fora de submissão e orientação dos indomáveis, não sobreviveríamos. Sabe como é verme, fora de excremento não vive, porque é pura e simplesmente verme. Segundo, é claro que o êxodo rural conjugado com a situação da época, decisão de Samora Machel mandar os seus compatriotas para o campo de reducação é justa.

Quantos irmãos nossos, primos, avós, sobrinhos, que os colonialistas portugueses não manadarm para tão longe das suas famílias, para Sao-Tomé, Cabo-Verde, etc para servirem de animais de carga? Pode me dizer animais de carga. Perdi avós que nunca mais vi. Onde estão? Só os muzungos (colonialistas) podem dizer.

Vou-lhe dizer uma coisaa amigo Reflectindo: diariamente são expulsos desta Europa centenas de africanos, por terem ou não documentos, como se na verdade ainda fossêmos verme. Ninguém fala nisso. Nem mesmo a UE. Mas em tempos atrás, por exemplo, quando esta Europa ardia foram os latinos que os acolheu. Não podemos nos esquecer disso. E nem sequer sabem reconhecer esta verdade.

Se quer saber, a minha morte é previsível, se não for por um tiro então serei envenenado, porque mesmo ao nível da academia, não consigo calar, falo a verdade de dia e de noite, sem rodeios. Apoio a Mugabe, os ditadores africanos (todos) mas não sou contra os europeus (mal de mim) os meus sobrinhos, cunhados são todos europeus, mas sim contra aqueles europeus que não tiram da cabeça que a África lhes pertencem e que se acham de superirores aos outros.

Zicomo

Anónimo disse...

...foi por causa da implementação dessas politicas assassinas que tivemos uma guerra civil e que felizmente acabou com esses crimes,e mais, permitiu que se institui-se a democracia que por sua vez dá a liberdade a um tirano em potência(imagino o Viriato se voltássemos a 1974 a sua postura)a manifestar uma apetência de maldade sem limites,porra Viriato,você deve ser mal amado ou tá urgentemente a precisar de apoio psiquiátrico..
matarem-no????porquê????que eu saiba só se assassinam os que incómodam e você é simplesmente um demente e a esses põe-se no Km10 antes que se suicidem de tanta loucura concentrada.. sinceramente,acho que faz de propósito para chamar a atenção a qualquer preço,visto que dessas meninges não sai nada de construtivo ou inteligente!!!!
você deve achar-se o máximo a criar o tumulto,mas não vê que é fora de contexto???
não vê que o tempo das ditaduras em África,o tempo do ressurgimento africano à Mugabe tem os dias contados?
Esses périplos pelo mundo não lhe fazem nenhum bem....
Tóxico

Viriato Dias disse...

Tóxico você me ofedeu. Está a violar as regras impostas pelo professor neste Diário. Convido-lhe que se identifique e leia com detalhes o meu comentário anterior. Não retiro nada do que disse. Sou contra, totalmente contra, os seus métodos de dialogar. Não me consegue domar com fontes, dados precisos e concisos, imparcial, honesto, vem agora ofender-me. Eu nunca lhe perdi o repeito e nem vou fazer. Só queria lhe lembrar que não é preciso saber de diteito que palavras cruas e nuas, como as suas, dão direito a penalização.

Enfim, se quer saber, quem deve ir ao médico é o Tóxico por estar tóxico. Eu não, Viriato Dias, de nome próprio, não devo nem temo, sou escravo das minhas ideias. Não me vendo, nem compro, pior quando se está podre. Você não vai ouvir de mim que o 24/20 foi mau, pelo contrário, é uma política justa. RESPONDA-ME, onde param os meus tios que foram para no fim do mundo (até a Cesária cantou algo igual, cuja música se me lembrar aqui postarei)? Foi Guebuza que mandou os meus tios para os campos de cacau em STP ou em CV ou em Timor? Não!!!

Amigo, evite ofender-me, se quer me atacar faça-o de todas as formas e não abuse do poder que tem. Posso seguir, querendo, a rota dos seus comentários e saber quem o sr. é, não duvide, fui informático também.

Zicomo

ricardo disse...

Ora, ora...

Passamos as ameacas verbais. O que e que se segue agora, um duelo ao sol? Ou um assassinato por encomenda?

Baixo nivel intelectual. Ate se sente o cheiro deste lado.

Safa!

Anónimo disse...

"Posso seguir, querendo, a rota dos seus comentários e saber quem o sr. é, não duvide, fui informático também."
...agora fiquei assustado!!!!
...consigo não quero mais papo,as minhas sinceras desculpas!!!!
já não está quem falou!!!
Tóxico

Reflectindo disse...

Amigo Viriato, estás a fazer ficção, desculpa-me. Eu estou a dizer que falo de coisas que vivi e observei com atenção. Na altura da independência eu tinha 15 anos e frequentava o ciclo preparatório do ensino secundário. Sabes o que é viver numa situação? Há muita gente da Frelimo, da minha geração, muitos deles meus colegas da escola ou do trabalho que em conversas informais dizem o que eu digo.

Viriato, do que falas é como se estivesses preso e obrigado a dizer coisas. Campos de reeducação, ou seja campos de concentracão para presos políticos foram justos? Como justos?

Viriato não te compreendo. Os moçambicanos independentes tinham que mandar os seus compatriotas aos campos de concentração, copiando o que os colonialistas combatidos fizeram há anos? O quê isso, meu amigo? Deixaste de ser coerente? O quê é isso?

Mais uma mistura fazes. Falas de imigrantes ilegais como que se isso fosse coisa boa mesmo em Moçambique. Eu tenho minha opinião quanto a essa situação. Nunca aconselho a quem quer que seja para se meter num contendor rumo à Europa ou outro país. É uma ilusão. Também, sou contra imigrantes ilegais em Moçambique com excepcão a motivos humanitários. Muitos desses africanos de que te referes vão para Europa por ilusão. Muitos pensam ou são enganados por traficantes que indo a Europa ficam logo ricos, o que é uma PURA MENTIRA. A Europa, pelo menos a parte que conheço por exemplo os países nórdicos, tem responsabilidade por cada indivíduo que nela habita. Tem que dar de comer, lugar para dormir, educação, transporte e todos os direitos básicos de um ser humano. Então, achas tu que esses países abrirão portas para todos os excluidos pelos capitalistas selvagens ou ditadores dos seus países???
Vejas amigo Viriato que isso é diferente ao que acontece aos acomodados em Maratane, Nampula. As nossas autoridades recebem tudo e até vencimento para o pessoal que lá trabalha das Nações Unidas e a grande fatia vem dos países europeus, dos impostos dos cidadãos que na Europa e noutros países desenvolvidos vivem e trabalham. Um deles que paga esses impostos sou eu, o REFLECTINDO. Tão maus não são os europeus e outros países desenvolvidos. Muitos africanos recebem bolsas para estudarem nesses países, mas infelizmente esses estudantes nem chegam de saber quanto custam aos países anfitriões. Eu também não sabia nada quando fui estudar na Dinamarca, apesar de toda a vida contígna, eu e meus colegas protestávamos pelas 300 coroas dinamarquesas que recebiamos por mês. As 300 kr ultrapassavam os nossos vencimentos como trabalhadores em Moçambique ou qualquer país africano, mas mesmo assim não estavamos satisfeitos. Esse valor era apenas para comprar selos ou fazer pequenas compras pessoais se quisessemos. Senão podiamos poupá-lo. Comida, quarto, aquecimento, luz, materiais hegiénico, transporte, assistência da saúde ou sanitária, eram coisas pagas pela escola. Tudo contrário de quem estuda na EUM ou UP, não é? Sejamos honestos, meu amigo!

Nota: a minha opinião é não estejamos a brincar com os princípios da economia. Pelo que sei, nenhum país desenvolvei com discursos chavistas. A nossa curiosidade deve ser pelos tigres e novos tigres.

umBhalane disse...

Convém as pessoas saberem um pouco de economia - se Moçambique fosse uma empresa, já há muito tempo que tinha sido declarada insolvente - liquidação total.

E basta saber ler o orçamento.

Também não é só o caso de Moçambique, é certo.

Mas foi a Moçambique que se referiram.

E Moçambique é um Estado FALIDO.

O resto é conversa da treta.

Viriato Dias disse...

Amigo Reflectindo,

Sabe que o admiro bastante. Tem sido uma pessoa que poucas ou raras vezes usa linguagem banal e barata para ofender ao próximo. Desta vez, como não podia deixar de ser, não fugiu à regra. Fico-lhe grato por isso. Espero que continue a trilhar por estes caminhos, que só tem a ganhar. O insulto não faz a ninguém gente grande, pelo contrário, reduz-nos á insignificância, ainda que tenhámos em nossas estantes diplomas de honra, etc.

Li e reli a sua tese, a sua opinião. Estou admirado. Lamento informar que apesar de respeitar e concordar com alguns pontos por si descritos, não muda em nada do que tenho aqui afirmado. Nem que me apresente teses e caramelos à moda antiga para me convencer o contrário, para mim classificarei como nulas. Nulas porque a minha biblioteca para este período em que eu era fedelho é a minha família, que jamais, no caso da minha mãe e dos factos por ela apresentados, me trairia NUNCA.

Mas antes o amigo disse algo muito preocupante que eu queria corrigir antes que caia em orelhas dos mais incautos e guardiões das desgraças. Disse o amigo que eu estou preso a qualquer coisa, dai estar a defender aquilo que lhe magoou. Caro amigo, eu sou um revolucionário nato e custe o que custar, defendo as minhas ideias com unhas e dentes. Não sou nenhum catavento, muito menos uma papagaio em busca de melhores ventos para se firmar. Não sou vulnerável e nem padeço de sanidade mental para dizer aquilo que não seria capaz de testar. Nunca, para deixar claro, precisei de favores de quem quer que seja no governo, em troca do débito mental, para agradar ao Sistema. O dia que fizer isso, caro amigo, pode me chamar atenção. Dou-lhe à mão esquerda, porque a direita irei precisar para lhe pedir desculpas.


Quanto ao resto, vamos aos pontos.

Não digo que a operação produção foi coroado de êxito. Reconheço mais do que nunca que houve vítimas a lamentar. Não está em causa aqui reconhecer se houve ou não vítimas inocentes, claro que houve e isto deve afectar há muita gente, e se quer saber, meu próprio tio (v. arquivos com o nome de D.S. Dias), foi um deles. O que quero aqui dizer, repito, o plano foi justo e coerente. Se não necssário for, apelo ao governo para a sua reentrodução para acabar com a criminalidade e outros males que afecta a Grande Maputo. Em Gaza, lá para o Médio Oriente, há coisa igual, em pleno século das luzes, mas ninguém faz caso disso. Os colonatos.... Se alguém perdeu um familiar nesse plano, lamento, mas tinha que ser. Não se pode colocar em causa a razão deste plano que mais não tinha que acabar com a ociosidade crassa e generalizada no país, movido pelos leões indomáveis. Ou nem sequer sabia disso, que foram os leões indomáveis a criar esta situação.

Amigo, fiquei triste quando abordou de forma populista a questão dos refugiados de Maratane, em Nampula. Conheço bem este local. Fui amigo pessoal do Representante do ACNUR em Nampula, pessoa com quem privei vários encontros. Não venha dizer-me que aqueles refugiados gozam de boa vida graças aos esforços dos europeus. Está a querer subestimar o governo e não só. Não faz ideia de quanto tem sido canalizado pelo em metéria de ajuda para aquele povo irmão. A Europa se ajuda não faz senão a sua obrigação. Foram 500 anos de instensa e cruel colonização, o que até chega a assustar a um morto. Meu amigo, os refugiados de Maratane beneficiaram de formação nás áreas das TICs e Gestão, eu mesmo me encarreguei de enviar manuais de formação pqrq este efeito. Não foi nenhuma UE que apoiou, pelo contrário, foi a direcção da minha instituição, em plena deliberação (eu era adjunto director), se decidiu apoiar aquela gente. Ora, vir aqui dizer que os impostos dos europeus fazem o barco andar no país, é verdade, não seria louco de negar isso, mas deve saber que é uma obrigação e não favor. E há quem entre os indomáveis, em plena UE, reconhece este facto. Não estou aqui a inventar nada. Repito, é uma obrigação.

Viriato Dias disse...

O amigo Reflectindo vai me compreender que tanto a operação produção como 24/20 tiveram razão de ser. Não se pode atirar pedras ao governo por ter levado em prática estas políticas. Eram necessárias. AGORA, SOBRE A BOLSA QUE O AMIGO TEVE NA DINAMARCA VS O SALÁRIO QUE SE GANHAVA EM MOÇAMBIQUE, O DR. BARATA, UMA VEZ DISSE-ME O SEGUINTE, QUANDO EU RECLAMAVA QUE A BAIXA NOTA QUE ME TINHA DADO ERA CONSEQUÊNCIA DE MUITOS AFAZERES, ELE, DE FORMA SABIA RESPONDEU-ME O SEGUINTE: MEU FILHO, AS DORES E A DESILUSÃO SÃO PROPORCIONAIS AOS PRIVILÉGIOS QUE TEMOS. Espero que perceba muito bem esta mensagem, diz-lhe muita coisa. Mc Roger disse uma verdade, quem estiver descontente com Moçambique pode ir viver para Guné-Bissau ou outro país, olha que em STP, por exemplo, os funcionários públicos não gabham os seus salários há 4 meses, coisa que no nosso em impensável. Não é nada pessoal meu grande e estimável amigo.

Eu tenho pena que algumas pessoas tenham dificuldades em perceber que não é Moçambique que está mal, pelo contrário, é o mundo inteiro. Vejam o que se passa em Portugal, na EUA, na China, até no Vaticano. Não é Guebuza que está lá, não é Chissano nem Mangaze, foi o Bush, é o Obama, é o Sócrates, etc. Ninguém teve aqui a coragem de denunciar ou levar para à cadeia aqueles que criaram arruaças no Iraque, no Afeganistão, na Palestina, NADA. São eles, pois os iguais ao pretos, não valem nada, é o que dizem infelizmente.

Viriato Dias disse...

EU TERMINO COM UM APELO, AMIGO REFLECTINDO, O PAÍS PRECISA DE IDEIAS PROGRESSISTAS, DE GENTE COM CORAGEM E NÃO OS CAÇADORES DAS DESGRAÇAS OU DESLIZES DAS ACÇÕES DO GOVERNO, PRECISA DE MAIS E MAIS ACÇÃO DOS SEUS FILHOS, NÓS, E NÃO DE DÉBITO CONTINUADO DE UMA CONSCIÊNCIA QUE SOU SABE CONJUGAR O VERBO DE NEGAÇÃO, COMO SE MOÇAMBIQUE FOSSE O PIOR DOS PIRORES, meia volta, nos bares, dizem que o camarão de Moçambique é MANINGUE FIXE.

Zicomo

Anónimo disse...

Quem está contente com o Mugabe, cos as ditaduras e com todas as "maravilhas" do Zimbabwe, que vá vivier pra o Zimbabwe porque os mocambicanos querem um Mocambique melhor e, por isso, lutam por um Mocambique sonhado.

AAS

Reflectindo disse...

Caro Viriato

Nunca recorro a populismo para fazer passar a minha opinião. Repito que os recursos financeiros para os refugiados de Maratane vem das Nacões Unidas e daí pode-se entender de quem paga mais a fatia. Falo de quem financia e não vais me dizer que o nosso país que até vive de doacões no seu próprio OGE é quem financia o Centro de Refugiados de Maratane. Também falo de uma área que academicamente conheço e domino. Conheco as razões de intalação de centros de refugiados nos países em desenvolvimento. Claro que Mocambique contribue bastante pelo espaço territorial que garante para os refugiados.
Mas há uma coisas que não entendes que foi a principal razão de eu me referir aos refugiados de Maratane. a) escrevi que era contra os imigrantes ilegais, mesmo em Moçambique. Esses que realmente custam ao erário publico mocambicano. Falo desses que entram ilegalmente às centenas como é o caso reportado recentemente em Cabo Delgado. b) escrevi sobre o facto de imigração ilegal ser por motivos de ilusão ou burla. Ilusão de que se a pessoa vai para Europa, América, África do Sul fica logo rica ou mesmo para Moçambique. Daí muitos africanos morrerem no Mediterrâneo, por exemplo. Burla, porque a imigracão ilegal é uma das actividades do crime organizado. Muita gente é enganada para imigrar, pagando somas avultadas aos traficantes de seres humanos. c) falei dos custos por indivíduo nos países em desenvolvimento e não rebateste. Posso compreender que talvez não conheças ainda. Eu disse que em países que eu conheço o refugiado recebe do Estado o básico de um cidadão e isso é contrário do que um imigrante legal. A estadia de imigrante legal é condicionada ou por ele, família ou uma instituicão. Muitos imigrantes ilegais usam o estatuto de refugiado por razões económicas, razão pela qual as autoridades são rigorosas no estudo dos casos.
Note que mesmo com o estatuto de refugiado, recebendo bens básicos acima de 90 % desses são desiludidos... O que me fez concentrar-me ao tema é o que escreveste sobre centenas de africados expulsos da Europa por não terem documentos.

Meu amigo Viriato, sugiro-te que deixemos de falar doutros países, como é o caso da Palestina quando isso nao vai nos ajudar em nada. Para mim, sempre que discutamos em fóruns destes, seria melhor que assumíssemos que duma ou doutra maneira somos todos moçambicanos.
Quanto à questão das operações – centros de concentração, 24/20 e operação produção – reitero que não foram medidas justas mas sim INJUSTAS. Ainda bem que tudo isto eu tenha conhecido perfeitamente. A respeito disto perguntei-te sobre as razões de não constar na biografia de Armando Guebuza. Por outro lado, porque ele não repete a tomar estas medidas agora que ele é Presidente da República? E se ele te escolhesse seu conselheiro, achas que farias um bom serviço à nação se o aconselhasses a repetir a tomar aquelas medidas? Não será porque não assumes as consequências de tudo aquilo?

Agora não me digas que estás adorando Mc Roger! Porquê os críticos do seu país, Moçambique, terão que se exilar? Acha, o meu amigo, que Moçambique desenvolverá com pessoas de postura como a do Mc Roger?

Abraco

umBhalane disse...

A culpa deste "barulho" todo é do Chavez.

Para onde ele vai, onde ele entra, onde ele toca, há sempre "barulho".

"Por qué no te callas."

IMPERATIVO.

Não é que calou, MESMO.

Viriato Dias disse...

Se o presdente Guebuza me convidasse como seu conselheiro é claro que aceitava. Aceitava que o plano Operação Produção retomasse, se calhar com mais cuidado na sua execução, pois admito ter sido este o único erro. As mortes são sempre a lamentar. Eu faria um bom serviço a nação se visasse acabar com escumalhas e pessoas que vivem e sobrevivem fazendo nada, ou seja, a custa do sangue do próximo, aquilo que o próprio Guebuza chamou de vampiros humanos. Se conseguisse com este plano acabar com isso, é claro que me daria por satisfeito. Todos os planos tem consequências. Eu não sou de chorar por um plano que tenha me saido mal, pelo contrário, isso anima-me.

Perguntas porquê é que a Operação Produção não aparece no livro (Biografia) de Guebuza, só a ele cabe responder esta questão. Se eu fosse o autor do livro é claro que fazia referência a este assunto sem rodeios. O meu amigo Reflectindo sabe muito bem que não sou pessoa de temer. Repare que em tempo útil defendi e defendo Mugabe, mesmo contra tudo e todos. Não sou o primeiro nem o único a fazer, se calhar tenho sido dos poucos que faz intensamente, porque acho justa as suas políticas.

Eu até gostaria de nos meus comentários só falar de Moçambique, mas não consigo, porque da maneira que as pessoas (algumas) que aqui intervém tem o prazer de viver rogando e conjugando o VERBO DE NEGAÇÃO, quero com isto dizer que não fazem outra coisa que dizer mal. É por essa razão que faço comparações e não me leve a mal meu Camba (irmão).

Viriato Dias disse...

Não sou apologista das músicas de Mc Roger, excepto "Patrão é Patrão" que dancei até que baste. Mas tenho-lhe reconhecido um exercício mental muito grande para merecer os prémios que tem recebido. É uma pessoa incoformada com a pobreza e com as injustiças e procura, através de todos os meios possíveis, inverter a situação. Pessoas assim, empredendoras e dinamicas, é de louvar. Sim, apoio as suas declarações em relação ao facto de que quem estiver discontente, atendendo a tal democracia que os indomáveis trouxeram ao país, que procure outro sítio. É o que tenho visto em relação aos portugueses que renunciam o amor a pátria. É normal.

Sobre os refugiados. José Hermano Saraiva disse o seguinte. "quanto mais se estuda, mais se descobre que afinal não se sabia". Ora, mano Reflectindo, o Centro de Maratane e outros são geridos pelo ACNUR e ou, em alguns casos com fundos destes. O Governo não tem uma participação directa é verdade, mas dá, como bem disseste terreno, por vezes, alimentção, água, formação e acima de tudo, repito, DIGNIDADE, coisa que nunca tiveram nos seus países. Nem jamais um país indomável iria receber centenas de milhares deles, como os latinos fizeram durante décadas. Moçambique não pode contnuar a ser uma barriga de aluguer. Basta.

Abraços, pedão, Zicomo

BMatsombe disse...

O sr é um ai-jesus, Viriato. E de grande quilate operativo, Africa lhe vai guardar no coraçao pode mesmo crer.

Viriato Dias disse...

Está a citar o infeliz que não quer largar o trono. E depois pedem que Mugabe faça o mesmo. Engana-se, ele nem sequer calou. Está ai e aqui.

Zicomo