21 fevereiro 2010

Aringas

Do historiador português José Capela (José Soares Martins, de seu real nome), sugiro-vos a leitura de um trabalho com o título "Como as aringas de Moçambique se transformaram em quilombos", aqui.

4 comentários:

ricardo disse...

Ainda bem que isto foi colocado aqui para ilustrar duas coisas:

1. A Origem da miscegenizacao de Mocambique pela mao dos Prazos instituidos originalmente pelos Europeus. E como estas formas de organizacao social originaram outras genuinamente africanas (quilombos);

2. Tambem se mostra que fosse qual fosse o sistema politico destes quilombos (e ate dos prazos). Este nao era democracia, como sistema, mas sim uma outra forma de organizacao.


Afinal eu estava certo.

Viriato Dias disse...

Estará sempre certo. Se lhe agrada...Mais uma vez a minha total discórdia e decepção. Até poderia concordar se o termo Europeu fosse dito com mais suavidade, mas dito como está, com licença, cheira-me isto a vitupério, digo, modesta.

Recentemente, um estudo divulgado algures por ai, diz que dentro de 50 anos os árabes tomarão, de novo, a terra que alguma vez lhes pzertenceu. Este estudo é baseado na premissa de que os europeus nascem em média 1.5 por cento de filhos, enquanto que os árabes, vivendo na Europa, está na ordem de 8.5 de filhos. Portanto, a procriação dos árabes e até dos negros é assustador.

Bem, nessa altura, como nem sequer se fala da China como o grande mentor de tudo a que se remete aos europeus, nós, os povos da segunda água como lhes chamam alguns, se calhar, teremos a voz de dizer o quanto basta de mentiras. Quando deixarmos de ser pobres, uma pobreza de resto imposta pelos indomáveis.

Zicomo

ricardo disse...

Senhor Pitonisa,

Discuta o artigo e as conclusoes do seu autor. Questione ate, demonstrando porque nao concorda. Mas nao se meta comigo, que eu nao tenho mais paciencia para aturar o seu patua...de "Louco da Colina"!

Eu ja lhe disse. NAO GOSTO DE RACISTAS, por muito banhados em ouro que estejam. Sao excremento politico, que se limpa e deita-se fora.

Esta com medo de morrer envenenado na academia,hum, hum, lamento. Mas que lhe sirva de licao de vida, quando para ca regressar e se dirigir a outras pessoas ca da terra, que nao terao a "pachorra" que temos de lhe aturar.

Acredite que e muito mais saudavel. Como nao sou (nem tenciono) ser amigo de racistas. Nao tome isto como aviso. Apenas pense.

A mim so me interessam conversas inteligentes neste blog. E quando o senhor se mentalizar disso, entao possivelmente nos entendamos. O resto e paisagem.

Por isso, questione OBJECTIVAMENTE o artigo "Aringas". E de a sua interpretacao.

Passe bem.

Viriato Dias disse...

O que chegou a Jesus não chegou a mim, disse Morin. Para um bom entendedor, meia palavra basta.

Zicomo