19 fevereiro 2010

Manchetes


Oportunamente, organizarei um dossier com algumas peças do "Savana" cuja capa está em epígrafe (data de 19/02/2010), como tem sido habitual neste diário.

17 comentários:

Linette Olofsson disse...

Voltaram mesmo a carga e de que maneira!
Mostram claramente que controlam o crime.
Estas fotografias são chocantes!
Fazem-me recordar os filmes de mafia na Secília e nos Estados Unidos.
Há 20 ou 30 anos atrás neste pacato País,era impossível vermos cenas destas de tamanha violencia!
Só era possívele nos filmes como já disse.
Desigualdades sociais? exclusão?
falta de opurtunidades? democracia aparente, escondendo a continuação da ditadura militar? miséria? diferença ambismal entre pobres e ricos? pura criminalidade??
crime do colarinho?
A verdade é:
que eles sabem!

Viriato Dias disse...

É normal nas grandes cidades. Isto revela, por um lado, o desenvolvimento do país; por outro, o esforço que a polícia tem vindo a fazer em estancar os focos dos criminosos. Medidas destas, claro, criam descontentamento. Se compararmos com a África do Sul, Nigéria, EUA, os crimes são três vezes mais que a "nossa varanda do Índico", Maputo. É preciso saber reconhecer que somos poucos para uma tarefa gigantes, como diria Lúcio Lara.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Desculpa Viriato,

nao 'e normal nao...!

e depois maputo nem 'e grande cidade...!

'e talvez enorme pra capacidade do governo...

Viriato Dias disse...

Depende muito de ponto de vista de cada um. Hoje por exemplo o Karim já não tem depenências para acomodar os seus pertences, foi tudo ocupado. Os de má língua dizem que "os zambezianos ocuparam tudo", eu não sou dos que comunga assim, mas acredito que Maputo arrebe, tou às costuras, já não há espaço para o lazer. Isto revela por um lado o desenvolvimento, mas também, verdade seja dita, a falta de investimento no campo leva ao êxodo rural massivo. Os passos já foram dados pelo governo no sentido de os jovens formados retomarem às zonais rurais e temos, aqui e de perto aberto, reconhecer isso.

Zicomo

ricardo disse...

Pensar com liberdade e bom. Pensar com rigor e ainda melhor (Inscricao a entrada da Universidade de Upsalla, Suecia)

O chorrilho de disparates esta de volta ao nosso quotidiano, ao ponto de fazerem pouco do nosso sofrimento.

Como conceber normalidade no facto de policias serem colegas dos ladroes que dizem querer prender? Onde esta a moralidade ao negociarem o pagamento de resgate de menores com os seus colegas de trabalho?

Qual e a normalidade nisto tudo?!

Entao, nessa optica, os Linchamentos tambem passam a ser normais, pois significam um grau de maturidade de quem a vista da inoperancia da Lei, decide fazer justica com as proprias maos para ajudar o ESTADO na gestao da populacao carceraria!


Era so o que nos faltava...

Abdul Karim disse...

Viriato,

Se o Einstain soubesse que voce esta dar esse uso 'a lei da relatividade... ia ficar muito maguado consigo...

Viriato Dias disse...

Karim,

Estou apenas a ser justo. Não estou a ser advogado do governo, mas temos que reconhecer que Maputo é uma das cidades mais estáveis do Mundo. Não só uma das mais estáveis como das mais lindas que alguma vez o homem construiu (atenção que foi o sangue do povo moçambicano quem a ergueu).

Karim deve dedicar, ás vezes alguns comentários a reconhecer aquilo que é justo, e não apenas criticar por criticar. Tivemos meses e meses de paz e é normal que situações de instabilidade aconteça. Pessoalmente quando não apanho uma dores de cabeça uma vez por mês é sinal de perigo, procuro o médico. Um país deve funcionar assim também.

Repare que, saindo um pouco do assunto, no Zimbabue, apesar de toda a crise que lhe pintam, não ha casos iguais ou supeiores de criminalidade que acontece por exemplo na RAS, ou mesmo em Maputo. Porquê? Porque vale a pena o sistema que há, aquele que ando aqui a defender. Não achas meu caro amigo? Temos que ser justos e dar ao César o que é de César.

UMA POLEMICA IGUAL A QUE PORTUGAL ESTÁ A VIVER? ACONTECENDO EM ÁFRICA, JÁ TERIAMOS NÓS, OS AFRICANOS, SIDO ADJECTIVADOS COM MAIS DE MIL NOMES, MAS COMO É TUDO EM PORTUGAL, NA EUROPA, NO SEIO DOS INDOMÁVEIS, É TUDO NORMAL. MAS QUANDO MUGABE TENTOU FAZER DAS SUAS, NÃO MUITO DISTANTE DO QUE ACONTECE EM PORTUGAL OU NA GRÉCIA, RECEBEU COROA DE ESPINHOS.

Meu Deus....

Até amanhã chamwale, bom final de semana a todos.

Zicomo

umBhalane disse...

Quando trabalhei no Banco de Moçambique, ainda apanhei o o Cor. S.V., como "credenciado" Governador, vejam só! O que um homem sofre nesta vida, mas dizia, tinha um colega genuinamente Moçambicano, a quem, de propósito, perguntava-mos:

- Então X, como vão as coisas?

- Dentro da anormalidade habitual, tudo "normal".

E a gente ria, inté os "dinamizadores", que só mostravam um pouquinho os dentes...riam baixinho, como o crocodilo.

"Revolução" cansa.
E como cansa!

Ah, esqueci, mas não produz, não mata fome.
Nem sei bem porquê que estou a “escrever “isto”!

Afinal já TODOS sabem como é, e com prática praticada, sofrida,…

Abdul Karim disse...

Professor,...hoje 'e Sexta-Feira... seria primeira edicao do "Divirta-se Pensando"...

... agora Viriato,... comparar maputo a grandes cidades... e dizer que esta violencia 'e normal... 'e por nao querer ver...

... nao estou a dizer que o Viriato esta defender o governo.... estou a dizer que o que se esta a passar nao 'e normal....

temos que chamar Tony Blair pra vir explicar...

... eu vivo numa grande cidade... Delhi... capital Indiana... com cerca de 20.000.000 de habitantes... tantos quantos nos, todos em todo o pais.... e isso que acontece em maputo... nao acontece aqui.

Mocambique 'e ,se nao o menos, um dos menos desenvolvidos do mundo....relativamente ao Desenvolvimento Humano.

e quando o Viriato nao entende isso,... entao confirma implicito, que 'e verdade... Mocambique tem um dos, ou o menor, indice de Desenvolvimento Humano do mundo.

ricardo disse...

Ode Aos Ratos (Chico Buarque)

Rato de rua
Irrequieta criatura
Tribo em frenética proliferação
Lúbrico, libidinoso transeunte
Boca de estômago
Atrás do seu quinhão
Vão aos magotes
A dar com um pau
Levando o terror
Do parking ao living
Do shopping center ao léu
Do cano de esgoto
Pro topo do arranha-céu
Rato de rua
Aborígene do lodo
Fuça gelada
Couraça de sabão
Quase risonho
Profanador de tumba
Sobrevivente
À chacina e à lei do cão
Saqueador da metrópole
Tenaz roedor
De toda esperança
Estuporador da ilusão
Ó meu semelhante
Filho de Deus, meu irmão
Rato
Rato que rói a roupa
Que rói a rapa do rei do morro
Que rói a roda do carro
Que rói o carro, que rói o ferro
Que rói o barro, rói o morro
Rato que rói o rato
Ra-rato, ra-rato
Roto que ri do roto
Que rói o farrapo
Do esfarra-rapado
Que mete a ripa, arranca rabo
Rato ruim
Rato que rói a rosa
Rói o riso da moça
E ruma rua arriba
Em sua rota de rato

Musica aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=50nimLRvdVY&feature=player_embedded

Viriato Dias disse...

O que mais lhe posso eu dzer amigo, Karim. Quantas vezes o amigo foi atacado em Moçambique? Quantas vezes o amigo, á semelhança de umbHalane, foi vítima de racismo em Moçambique? Amigos, não vale a pena fazer tempestade no copo de água. Maputo é uma cidade super linda é calma. O facto de dois ou três atentados contra os policias não podem lhe tirar a coroa de ser aquilo que é, e de valer aquilo que vale. O amigo está ciente cente. Eu ando pela Europa toda (para semana estarei em mais uma digressão) mas, confesso-lhe, vejo coisas que eu pensava que tal só fosse possível ocorrer na minha densa África! Engana-se o amigo quanto pensa que Maputo é uma cidade instável, pelo contrário, uma cidade bela e próspera.

Bem, acho que o umbHalane "mijoi" fora vdo penico. Sinceramente, ele fala com todos os dentes que Samora, ou seja, a Frelimo o vingou, claro, esquece-se que os negros, para Salazar, eram NADA, isto é, com a permissão do douto professor Serra, verme, que fora de "merda" não sobrevive. Esqueceu tudo isso. Prefere esquecer, como todos eles.

Como sou seu amigo, desejo-lhe um feliz final-de-semana, mas sem atritos.

Zicomo

Anónimo disse...

...eu penso que não temos mais casos de assassinatos que noutros lugares,não porque como diz o Viriato Maputo seja o jardim das pombas da paz,não !!
não acontece mais porque a máfia moçambicana, poderosa ,está restrita a pouquérrimas facções, e o seu poder não dá hipótese a mais nenhuma singrar,e quando estas se desentendem é o que se vê nos ajustes de contas sangrentos,entre policias e mafiosos da sombra !!!!
O amigo Viriato é completamente focado nos encantos surreais e utópicos de um Zimbabwe que só existe na sua mente...
é claro que este tipo de crime não acontece no Zim...que riqueza,que negócios,que endinheirados novos,que casas comerciais,que,que...poderiam fazer nascer ou melhor crescer a criminalidade????
é um país falido,o povo descapitalizado,cabisbaixo,derrotado .
quem vai assaltar ou fazer negócios sujos com o quem,a troco de quê?
duma mala de porão cheia de notas que só dão para comprar uma banana??
Sem dúvida que é obra do governo que não haja crime,mas pelo lado negativo !!!
será que fui claro,...uhm,um pouco baralhado,mas para bom entendedor meia palavra basta!!!
O polvo à moçambicana ,só pode,na sua real dimensão !!!
Tóxico

ricardo disse...

Atencao cidadaos...

Ei-los, os homens do sistema, que vendem uma imagem cor de rosa do nosso sofrimento quotidiano, para os europeus desinformados - entre alheiras, fumeiros e tragos de tinto - que ainda olham para aqueles " ...desgracadinhos la de baixo...que coitados foram tao espezinhados por nos seculos sem fim, que a culpa se calhar e nossa..."

Estes sao o homens mais perigosos do mundo. Cinicos e calculistas, que so olham para o seu umbigo. Capazes de vender um cubo de gelo a um esquimo. Verdadeiros STASI's.

Despertai cidadaos, porque e la, donde vem o DINHEIRO que perpetua esta palhacada. Esta e a mensagem que importa reter.

Por muito que gritais por fraudes, crimes ou falta de liberdade, sempre que ha eleicoes...

Esta e a mensagem cor-de-rosa e que fica nos ouvidos deles!

Mas o uma coisa nao percebo eu. O Portugal ser, mesmo, o unico pais masoquista do Mundo.

O unico lugar, onde o escravo manda o patrao para as urtigas...e ele agradece e sorri.

Notavel.

Um problema, que nos, os que ca estamos competentemente iremos resolver. Para vos mostrar como se faz.

Viriato Dias disse...

Esta assim porque os seus, leões indomáveis, causaram. Será que o amigo não compreende isso? Porque, está a voltar a intoxicar-se de já por si ser Tóxico.

Zicomo

Anónimo disse...

caro Viriato,os leões indomáveis não me pertencem nem eu me identifico com os seus erros de séculos,não confunda as coisas !!!
Não tenho qualquer preferência rácica e as pessoas julgam-se apenas pelos seus actos ,que neste caso se tratam dos do sr.Mugabe,só e apenas !!!!
Ditadores infelizmente existiram, existem e existirão ainda por muitos anos em todo o mundo !!!

Tóxico

Anónimo disse...

...quanto ao tóxico,funciona,pois acabo sempre intoxicando , tipo baygon,certos insectos nefastos á sanidade democrática !!!
..sem o querer melindrar,simplesmente brincando democraticamente com as palavras !!!
Tóxico

Anónimo disse...

"É normal nas grandes cidades." Palavras do Sr Viriato. Na verdade só podem ser palavras de quem nunca sofreu um assalto. E é interessantes ouvir estatísticas e coisas do género. Tudo muito frio muito simples, apenas números. Eu já sofri um roubo do meu carro. Antes disso talvez também falasse como o Viriato. Agora, acho uma tristeza falar assim. So mesmo quem não sofreu um assalto e à mão armada, em que lhe roubam algo adquirido com dificuldades é que se sente que o poder do crime.
Na verdade eu até acho que o crime de que ouvimos falar é o crime grande. Mas diariamente vemos o "desenvolvimento" do Viriato nos bairros da nossa linda capital. Moças (anonimas) violadas, agredidas, celulares roubados nos becos do subúrbio, ou no chapa... enfim... quando a gente ouve falar do crime é o crime que acontece aos que tem algo (standard bank, lojas - precisamos de investimento externo), mas, quantos assaltos de que não se fala, porque são tão comuns que já nem noticia são... Enfim, só quem de facto sofre isso pode falar e não quem vive na segurança das europas e até se pode dar ao luxo de comparar violencia/delinquencia com desenvolvimento ...
Um abraço,
MF