Uma pesquisa pelo Google equivale a um percurso de cerca de 60 metros por automóvel, uma postagem de blogue a dois quilómetros. A internet é poluidora no sentido de que os servidores consomem electricidade e libertam calor. Pense-se na situação global se se estimar em um bilião e meio o número de internautas no mundo. Em francês aqui. Obrigado ao Ricardo de Paris pelo envio da referência. Tradução:
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Pois e, Professor
Em contrapartida, havera no mundo cerca de 1000 milhoes de veiculos que percorrem em media 60 km por dia. Por outro lado, um servidor "alimenta" um ou um milhao de utilizadores, sem que a taxa dissipacao de calor seja tao significativa. Enquanto que, um automovel, so e conduzido por uma pessoa, independentemente de levar mais um ou dois passageiros. Sendo que, sera muito melhor, com a infraestrutura internet de hoje, ter 1.500 milhoes de utilizadores, do que 100 mil, porquanto as "perdas energeticas" de ter um sistema on-line sub-aproveitado seriam muito superiores aos danos causados por uma eventual poluicao do meio.
O mesmo que acontece quando instalamos POSTOS DE TRANSFORMACAO DE ELECTRICIDADE PRIVATIVOS nas nossas residencias para combater a oscilacao electrica. Na verdade, ao verificar-se a factura da EDM no final do mes, quase sempre as "perdas" pelo nao uso do sistema atingem em regra os 70-80% da mesma.
Ai sim, dado o desperdicio energetico evidente, e poluir o meio ambiente sem proveito nenhum.
Mesmo porque nunca se recomenda usar canhoes para matar mosquitos...Nada justifica.
Enviar um comentário