28 fevereiro 2010

Nossa cultura: mussiro (1)



Confira textos aqui, aqui (a segunda foto da imagem foi reproduzida do segundo portal), aqui e aqui. As duas últimas sugestões de portais foram feitas em comentários aqui.
(continua)

4 comentários:

ricardo disse...

Teem uma pele tao sedosa que, ja de idade, parece que nao envelhecem...

Alem de outros adornos que algumas Macuas da Ilha de Mocambique em particular, gostam normalmente de usar nos seus tornozelos, pulsos e narinas. Tambem, dominam tecnicas ancestrais de pompoarismo, que ate hoje passam as jovens nos ritos de iniciacao.

Por isso e que o povo diz que "quem migra para Nampula, fica na garrafa, nao volta mais para casa..."

Ate os politicos...

Viriato Dias disse...

E precisa dizer mais? O Ricardo disse tudo. Angoche, Nacala Porto, Ilha de Moçambique e arredores da cidade de Nampula é frequente verem-se mulheres trajadas de capulanas e pintadas de mussuiro. Ah, que beleza. A cultura, disse António Guterres, é a única vacina capaz de acabar com as hecatombes no mundo. Já antes o dizia Salazar. Infelizmente, no nosso país,a prioridade continua a ser o combate a pobreza absoluta, cuja guerra nem sei se já iniciou, certo é que os valores humanos estes desaparecem a cada dia que passa. As crianças nas escolas já não tem actividades culturais, como no meu tempo, lá na Marien Ngouabi, em Tete, não havia dia em que o grupo cultural não actuava sob as lágrimas dos telespectadores. Enfim, eram outros tempos, tempos da guerra, por sinal.

Zicomo

micas disse...

Falta pouco para eu poder também experimentar esta máscara.A ver vamos se a minha pele fica seda também....

Unknown disse...

Viriato D. a luta é concomitante Brother.