Um segundo questionário foi introduzido, desta vez sobre a pena de morte, ficando activo no lado direito deste diário por dois meses, tal como o primeiro. Conferível aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
A pena de morte é um tema muito polémico, a prática em vigor nos EUA, mas também no Irão, na China e em muitos outros países.
Por ser a vida humana o bem mais precioso que o Homem detém, não me passa pela cabeca que Homem, investido no seu poder de Juíz e depois de bem alimentado, va decidir uma sentenca que tenha como consequência a vida de um outro humano.
Estou consciente de que em alguns casos ou perante certos crimes violentos a maioria das pessoas se pronunciam a favor da pena de morte, mas como o questionário do professor mostra, a pena de morte não visa os fins pretendidos pelo direito e nem devia ser questionada como uma prática deshumana. Contudo, percebo o lancamento do isco e as nossas bobeiras ao tentar morder o tal isco.
20 valores para o Professor.
AAS
P.S. O Carlos Serra Jr. é Jurista de formacão, o que é que disse ao Professor sobre este polémico tema?
Enviar um comentário