31 janeiro 2010

Sobre rastilhos xenófobos (4)

Mais um pouco da série.
Que meio social é descrito pelo jornalista? O seguinte: um local, o Xiquelene, periferia da cidade de Maputo, ocupado por cerca de 150 vendedores informais moçambicanos que, todos os dias, têm de fazer face à vida em todas as suas dificuldades, aí compreendidos os colectores de impostos e os polícias. Em meio à labuta diária, surgiram os polícias para os desalojar por forma a que fosse instalado um contentor-loja pertencente a um cidadão nigeriano, destinado ao comércio de produtos alimentares.
Imediatamente, a polícia foi encarada como estando ao serviço do (s) estrangeiro (s). Então os vendedores atacaram os polícias? Não. Narra o jornalista Sérgio Macuácua: "E como forma de retaliação, os vendedores moçambicanos assaltaram as cantinas dos estrangeiros que abundam nas áreas circundantes daquela praça."
Enquanto não prossigo, sugiro a leitura das minhas séries com os títulos O papão "nigeriano" que deixa vermes nas mulheres em Maputo, Eles e nós: representações sociais num bairro de Maputo e Notas sobre xenofobia, respectivamente aqui, aqui e aqui.
Nota: clique com o lado esquerdo do rato sobre a imagem para a ampliar.
(continua)

1 comentário:

BMatsombe disse...

Ai se isso fosse nos nossos musseques, o que não fariam as quitandeiras!