25 janeiro 2010

Pelos corredores do poder (6)

A política é a arte de captar em proveito próprio a paixão dos outros (Henry de Montherlant)
Avancemos mais um pouco nesta série.
A pergunta que ficou no último número: por que Dhlakama faltou ao almoço?
Furto-me à cidadã hipótese de que ele é mal-educado e trilho, antes, os caminhos políticos.
O presidente da Renamo não foi ao almoço (em 2005 também não foi) por duas razões (duas hipóteses): primeiro, porque continua a acreditar que é um eterno vencedor e que os votos lhe foram uma vez mais roubados a 28 de Outubro pela máquina eleitoral que ele acredita estar ao serviço dos candidatos da Frelimo, antes Chissano, agora Guebuza. Portanto, ir ao almoço seria aceitar que as eleições foram justas e que Guebuza e a Frelimo ganharam merecidamente; segundo, porque seria humilhante estar em igualdade de condições com aquele que já foi seu subordinado e a quem ele já um dia chamou miúdo, Deviz Simango, um político em rápida ascensão que tirou muitos militantes à Renamo e que ameaça fazer do MDM uma alternativa a esse partido.
E por que Simango foi ao almoço?
(continua)
Adenda às 10:04: sobre Simango e MDM, leia o "Canal de Moçambique" online de hoje, aqui e aqui.
Adenda 2 às 11:15: segundo Vasco Fenita escrevendo na coluna "Khomala" do "Wamphula Fax" de hoje, Dhlakama contra-ordenou e deu luz verde para os deputados da Renamo tomarem posse na Assembleia da República. Aqui.

11 comentários:

PILILAO disse...

Bom dia professor!

Sou leitor assiduo do seu blog.É para mim uma página de leitura obrigatória, leio mais de 3 vezes por dia.
Acabo de ler, a postagem sobre o Almoço. Venho por esta alertar sobre um erro na data das eleições de 2009. Foi no dia 28 e não 26 como aparece.

Força professor!!

Gregório Pililão

Carlos Serra disse...

Obrigado pela correcção.

ricardo disse...

Fiscalizar a governacao? Como?

Estando o MDM impedido de fazer coisas relevantes na AR, o que consistira a sua fiscalizacao? Passeios interminaveis de aviao de norte a sul de Mocambique? Nao se iludam.

Na Vox Populi, tao cedo estara conotado com as praticas correntes dos outros. Ou seja estarao na AR para fazer barulho gratuito e a usufruir das regalias que o estatuto lhes confere. E no final, o eleitorado concluira que os oito (8) notaveis da nova Oposicao nao passam de uns lordes!

Por isso, nunca e tarde recordar que na FONTE e onde se estanca o VIEIRISMO-CIENTIFICO. So pela FONTE se pode vergar o eixo do mal.

Mas o que seria interessantissimo seria vermos a RENAMO "...em nome da Democracia..." (e nao a FRELIMO) propor a alteracao do regimento para ter o MDM como bancada, apos o encontro de Deviz com Guebuza. Isso sim, seria um golpe de mestre para fortalecer a imagem daquele partido e colocaria nas maos do partido maioritario numa situacao embaracosa antes do G-19.

Porque quando as coisas ficam dificeis, os duros e que avancam.

Linette Olofsson disse...

A continuação deste debate, está a ser deveras interessante.
Sobre o Líder da Renamo, Afonso Dlakhama;
Eu Não iria tanto por esta primeira hipotese..."porque continua a acreditar que é um ETERNO VENCEDOR.
Vejamos:
Nenhumas das eleições realizadas em Moçambique até hoje em minha opinião, (e de muitos,)foram Livres e Justas!
Estas últimas, foram as péssimas, onde o grau do péssimismo atingiu o mais alto nível de mediocridade, levando Moçambique, depois de tantos sacrifícios,grandes perdas Humanas,danificaçao de infrastruturas (como um instrumento de pressão)o retorno ao Monopartidarismo dentro do sistema multipartidário instaurado depois do AGP.
Penso...que Afonso Dlakhama, nunca foi aos referidos almoços por sentir injustiçados.
Em 1999, onde espectacularmente ele ganhou em 6 Províncias do País,mais uma boa parte da Província de Inhambane.
Recordo-me tristemente de vários episódios condenáveis e que (nunca foram condenados por muitos ilustres académicos, analistas políticos da nossa Praça),nem vou começar pelo recenseamneto eleitoral descriminatório, onde a fraude eleitoral tem o seu ponto de partida, a exclusão das zonas potenciais da renamo;zonas rurais entre outros pontos já identificado.
Em 1999, qunado o reverendo Taímo divulgava o resultado das eleições, ainda estavam a caminhos urnas vindo de Tete e de outras Provincias.
Porquê que em 1999 tal como Madagascar, o Tribunal Supremo de Moçambique recusou recontar os VOTOS, algum cientista aqui pode explicar-me?
Recordando...passou-se precisamente o mesmo cenário em Madagascar,graças a revolta popular e as exigencias da comunidade Internacional,fez-se a recontagem dos votos pelo tribunal, verificou-se quem realmente tinha ganho as eleiçóes tinha sido Ravalomanana.

Que destino teve os VERDADEIROS resultados das eleições de 1999?
Penso que jazem no "transformado" cemitério do Tribunal Supremo.
Se tivesse sido permitido a recontagem dos votos,(impedido pelo TS) todos nós não teriamos dúvidas de quem foi o vencedor em 99 e com que grau de legitimidade!

Uma coisa é apenas ganhar, porque assim as % o permitem, outra é ganhar sem sombras de dúvidas e ganhar Bem!

Por essa razão e outras razões, penso eu que,o Líder da Renamo se auto exclúi,não se fazendo presente nestes almoços.

É porque Daviz Siamngo foi ao almoço?
Em minha análise, ele faz já parte da era moderna de fazer política,tornou-se no único político, (até agora) virado para a modernidade apesar de todos os espinhos plantados no seu caminho.

A criação do MDM, veio trazer alteração no xadrez político Nacional, a quebra da bipolarização Política Nacional e sobretudo uma nova forma de ser e estar na política baseada na construção da tão asnisada,desejada termos um MOÇAMBIQUE PARA TODOS!
Onde muitos de nós, tão pequenos que somos,apesar de não termos por várias razões o cartão vermelho...termos os mesmos direitos e opurtunidades neste País onde nascemos e crescemos como os possuidores do cartão velho!
É pedir muito?

Daviz Simango, "contestado ou apoiado", foi sentar-se a mesa com PR com toda a dignidade que lhe é legítma de um Líder jovem carismático e moderno, com alicerces do Slogan.
MOÇAMBIQUE PARA TODOS.
Sendo este o lema e um dos objectivos da luta,não se devia auto excluir, é estando presente, olhos nos olhos, gestos que se marca a diferença entre dois Líderes adversários sentados na mesma mesa... assim se faz em Estados Modernos! onde pensamos estarmos a caminhar para lá.
Linette Olofsson

Linette Olofsson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Linette Olofsson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ricardo disse...

Depois de ler esta longa exposicao, conclui que uma das perguntas deveria ter sido colocada na negativa: "...E se Daviz Simango nao tivesse ido tambem ao almoco?...". Que ganhos teriam:

1- A FRELIMO?

2- O MDM?

3- A RENAMO?

A FRELIMO poucas perdas teria. Tratar-se-ia de uma questao a ser gerida pelo seu Departamento de Informacao e Propaganda. O MDM perderia a unica oportunidade de se comunicar com a direccao da FRELIMO. Na AR, como esta visto, nunca a tera. E a RENAMO ganharia uma reserva moral para fortalecer a posicao do seu lider.

Por isso, nesse contexto, quem foi o grande beneficiado?

V.Excias me dirao.

Reflectindo disse...

Caro Ricardo

Uma pergunta difícil essa. Talvez se pedirmos o Prof Serra para fazer um inquérito.

Ou vamos avaliar pelo interesse dos órgãos de comunicacão?

umBhalane disse...

Caro Reflectindo

Essa do inquérito está boa demais.

Normalmente quando se quer NÃO resolver as coisas, nada - faz-se 1 inquérito.

É preciso cair na real.

Em Moçambique vive-se numa ditadura pura e dura, travestida de "democracia".

E a oposição/opinadores teimam em referir-se ao regime como democracia, multi-partidarismo e semelhantes, quando devem fazer tudo ao contrário.

Não acredito em tanta inocência.

Isto é tudo um jogo, ou pior ainda, muita poesia, para ser muito bem-educado.

Cair na real.

Mas acarreta perigos, e trabalho.

Será esse o problema?

Andre disse...

Eu já calculava que os deputados tomaram posse com consentimento do lider do partido sim, contrariamente ao que se fez perceber, que fora, finalmente, por iluminação destes. Os que eram capazes disso já lá não estão. O resto já é sabido só não vê quem não quer ver. Estes deputados são a unica salvação da Renamo para ainda receber algum dinheiro do orçamento do estado (agora em quase metade comparativamente ao mandato anterior), pensam mesmo que eles iriam perder esse "tacho"? Por essa razão não dou ainda parabens a nenhum destes deputados, espero para ver se realmente o merecem!

Linette Olofsson disse...

Caro Ricardo!
Porque não pensarmos pela positiva!
Concordo com o post do Reflectindo de umbhalane.

Que vivemos uma ditadura pura e dura é bem verdade no contexto desta afirmação, uma ditadura pura e dura, não se transforma em 20 anos, leva gerações, não será para nossa e muito menos dos nossos filhos que andam na casa do 20 para cima.

Também seria boa, a proposta do reflectindo a do inquérito... mas para que?

Como é que a Frelimo sairia a perder, se o PR é Presidente do partido frelimo?

Nem o MDM saíria a perder
Com a Frelimo, o MDM comunica-se deve-se comunicar via partidária.

Não estará aqui a confudir o papel do Estado com o papel do Presidente do Partido?
Sigamos os exemplos do Estado Portuges para não voarmos tão longe até a Escandiávia.
Cavaco Silva, sabe marcar bem essa diferença. Já assistimos pela RTP Afrika várias vezes.

Não sei quem saiu a ganhar sinceramente! é uma boa pergunta para opinião pública,que até já formou a sua opinião na primeira hora.
MDM, tem que trabalhar e continuar arduamente a conquistar o seu espaço sem precisar de jantares nem almoços, caso os necessitar, poderá pedir encontros com PR; ele é Presidente de todos os Moçambicanos como ele própio o afirmou no seu discurso na tomada de posse.

Aos deputados do MDM deveria ser-lhe dado o direito de constituirem uma bancada sem reserva alguma!
É uma questao de mentalidade, abertura.
A Constiuição de uma Nação, DEVE estar a cima de qualquer regimento! Pelo menos assim o é em Estados onde a democracia se tornou uma convivencia do dia a dia.
Nem seria um problema muito menos uma questão ser levantada.

Os deputados foram eleitos pelo povo e não nomeados e indicados como na Assembleia Popular.
Os seus eleitores tem o direito como qualquer outros, serem defendido por cada voto depositado.

Se a frelimo não conceder por mero capricho, só demonstra que continua ortodoxa e os Moçambicanos um dia os julgarão.