Consegui encontrar uma versão em espanhol dos Condenados da terra de Frantz Fanon. Todos os capítulos do livro são, em meu entender, importantes, mas gostaria de chamar a vossa atenção para o capítulo III (Desventuras da consciência nacional), no qual o autor, falecido de leucemia aos 36 anos, traça um retrato impiedoso das burguesias nacionais saídas das lutas anticoloniais. Pena não ter podido viver mais tempo por forma a analisar o nosso continente hoje. Confira e importe aqui.Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
14 janeiro 2010
Os condenados da terra
Consegui encontrar uma versão em espanhol dos Condenados da terra de Frantz Fanon. Todos os capítulos do livro são, em meu entender, importantes, mas gostaria de chamar a vossa atenção para o capítulo III (Desventuras da consciência nacional), no qual o autor, falecido de leucemia aos 36 anos, traça um retrato impiedoso das burguesias nacionais saídas das lutas anticoloniais. Pena não ter podido viver mais tempo por forma a analisar o nosso continente hoje. Confira e importe aqui.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Muito Obrigado pela postagem do link professor. Realmente uma obra-prima de primeirissima importancia para para quem tentar entender as Africas de Hoje. Parabens pelo blog. inspirador.
Enviar um comentário