01 janeiro 2010

Feliz 2010 para vós!

Vamos lá ver: no judaísmo já se vai, creio, em 5771 (calendário lunar). Nessa religião não se comemora nem natal nem fim-de-ano; no islamismo também estas datas não são comemoradas. Como o calendário islâmico tem início no segundo dia da ida do profeta Maomé para Medina, então os crentes dessa religião devem estar no ano 1430. No hinduísmo, deve estar-se em 2066 pelo calendário lunar.
Então, estais a ver a dificuldade de desejar uniformemente um bom 2010, os calendários variam, o gregoriano não é o lunar, as festas e o seu significado são diferentes consoante as religiões. Mas como tudo se pode resolver com um pouco de vontade permissiva, aceitemos que 2010 é um novo ano. Por isso feliz 2010 para todos vós, leitores deste diário!

1 comentário:

Beto disse...

Andei pensando sobre essa questão do calendário gregoriano neste dias. Um amigo judeu me disse que apesar de todas essas diferenças, eles se congraçam pelo inicio do ano cristão. Me pareceu que independentemente dos calendários, o primeiro de janeiro é universalmente aceito como dia da confraternização. E este inicio da segunda década do segundo milenio parece nos chamar ao trabalho, já que o feriado é na sexta e não há desculpa para ficar de ressaca na segunda. Grande abraço!