Estou em crer que o texto de Karl Marx, com extracto acima, escrito no século XIX, pode, hoje ainda, explicar a origem de certas coisas. A conferir aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
3 comentários:
E pensar que depois da queda do Muro de Berlim, centenas de livros sobre o Marxismo, do espólio da nossa Biblioteca Nacional foram deitados fora, ou simplesmente, serviram para acender os fogareiros dos muitos zé-ninguéns da baixa de Maputo.
Prof. Votos de um Próspero 2010.
Sou co-autor dum projecto de um livro sobre - Pensamento Económico de Samora Machel: uma contribuição para a solução dos problemas Actuais de Desenvolvimento. Estamos a Criar um blog para ir publicando os resultados e criar debate à volta do assunto. O que acha da ideai Professor?
Acho uma bela ideia. Obrigado pelos, retribuindo.
Enviar um comentário