20 maio 2009

António Bernardo

Muitas vezes atribuímos ao povo e/ou a certas organizações a razão de ser de problemas que têm a ver com a ausência ou com a arrogância de quem deve dirigir. Mas em Mongincual parece que as coisas mudaram para bem desde que lá foi colocado um administrador chamado António Bernardo, um administrador que parece saber como se ganha hegemonia política. A esse propósito, confira aqui um trabalho do jornalista Aunício Silva do "Canal de Moçambique".
Nota: dirigir é diferente de mandar. Dar ordens é bem diferente de saber ganhar hegemonia política e legitimidade pelo exemplo, pela dedicação, pela partilha e pela honestidade. Dar ordens apenas vive da virtude reguladora (como diria António Gramsci) das ordens, da arbitrariedade e das punições.

3 comentários:

Anónimo disse...

Antonio Bernardo 'e natural de Mongicual?

Viriato Dias disse...

É deste tipo de dirigentes que o país precisa. Li o artigo no Canal de Moçambique, é de louvar o esforço abnegado do administrador local, Sr. António Bernardo. Espero que ele consiga resgatar a imagem de Mogincual, sobretudo na área económica e cultural, usando as TIC´s (por exemplo, o portal do governo de Nampula que já está a funcionar- www.nampula.gov.mz), para divulgar o potencial agricola e cultural do distrito. Há que chamar o investimento ao distrito de Mogincual.

Um abraço

Anónimo disse...

Viariato tem razao.

mudanca de atitude,

de estrategia,

agora conversamos,

precisamos de ganhar as eleicoes,

'e imperativo,

controlamos... conversamos... batemos papo... enchemos as barrigas de papo...

temos que ganhar as eleicoes,

elas estao proximas,

mais papo... muito papo... adormecer... anesteziar...a dor vai passar... com PAPO!

MZ