A ilha de Siargao, no sul das Filipinas, é considerada um paraíso pelos turistas: praias maravilhosas, lagoas e ilhotas de sonho, uma pérola para os surfistas.
Mas Siargao é provavelmente também o local de maior concentração de vendedores de rins. Entre 2001 e 2004, 60 residentes da ilha venderam um rim a um dos maiores hospitais de Manila, onde os seus órgãos foram transplantados para ricos pacientes árabes, japoneses e filipinos. Pescadores de subsistência, farmeiros empobrecidos de coqueiros, vendem os seus rins a preços entre USD 2.000 e 4.000.
____________________
Coronel, Sheila and Dixit, Kunda, Setting the context/The development debate thirty years after What Now, in What next, Development Dialogue (47), june 2006, vol. 1, p. 13.
Deepest thanks to Dag Hammarskjöld Foundation for this review.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Que horror que horror!
Lara
Pelo que percebo trata-se de um verdadeiro inferno cercado pelo azul do mar e pelo verde dos dolares. Uma tristeza. Bjs.Tuchamz
Incluso hay gente que se anuncia en Internet. Anuncia que vende su riñon...terrible.
Enviar um comentário