02 julho 2010

Termos úteis: geração e viragem (5)


Mais um pouco da série, a propósito de um tema que tem feito surgir na imprensa local muitos seguidores entusiastas e alguns críticos.
Vejamos, agora, a terceira razão.
A terceira razão está no facto de que, quando associados - geração da viragem -, os dois termos criam a confortante atmosfera de mudança irreversível no interior de um suposto interesse colectivo, habilmente esvaziado das contradições e dos conflitos veiculados por conceitos e práticas como classe, grupo social, etc.
A geração da viragem irrompe discursivamente como um bloco unido, sem fissuras, como uma frente global estrangeira a clivagens sociais, a desigualdades de acesso a recursos de vida e de poder, a contradições de classe. O termo geração é a grande pedra de toque, o accionador mágico da homogeneidade social decretada: somos todos da mesma época, somos todos feitos da mesma substância.
Imagem reproduzida daqui.
(continua)

2 comentários:

Eugénio Chimbutane disse...

Prof. Não há melhor definição sobre o que se pretende desse onda de slogans. Isto inspirou-me a escrever um post. Em breve vou colocar no meu Blog.

"Temos, assim, um projecto político mobilizador, de forte coloração milenarista, que pretende fazer acreditar na possibilidade de êxito de luta contra a pobreza no interior de um sistema social cuja lógica é a de produzir pobreza ininterruptamente. O projecto é politicamente útil justamente porque evacua, porque dá por inexistente essa lógica excludente"

Carlos Serra disse...

Bem, vamos reflectindo. Escute: pode opinar na postagem que versa sobre a criação do primeiro mercado comum africano? Obrigado.