24 dezembro 2008

Jestina Mukoko detida pelo regime de Harare


Afinal a jornalista e activista dos direitos humanos, Jestina Mukoho, não foi raptada mas detida pelo regime de Harare. Ela e nove militantes do MDC-T deverão comparecer em tribunal acusados de recrutar ou de tentarem recrutar pessoas para terem treino militar visando o derrube do governo. Confira aqui no The Herald, jornal governamental zimbabweano. Foto do topo reproduzida daqui.
Observação: estamos perante uma autêntica paranóia de caça musculada e impiedosa a qualquer voz que proteste no Zimbabwe. Vamos a ver até quando os governos africanos em geral e regionais em particular irão ser cúmplices do que lá se está a passar. Por outro lado, é estranho o silêncio na nossa imprensa e na nossa blogosfera sobre o destino de Jestina.

3 comentários:

Anónimo disse...

http://www.lemonde.fr/afrique/article/2008/12/22/au-burundi-la-traque-des-albinos_1134082_3212.html

tizanamula svidjanas meu???

Anónimo disse...

Afinal a jornalista e activista dos direitos humanos, Jestina Mukoho, não foi raptada mas detida pelo regime de Harare, disse o professor. Mas a sessão do Supremo Tribunal do Zimbabué afirmou qual coisa diferente. Nenhum juiz emitiu uma ordem de detenção. Do ponto de vista legal, a detenção pela equipe do CIO foi um rapto.

Um abraço
Oxalá

Carlos Serra disse...

Bem, não tinha visto a coisa por esse prisma...Obrigado.