08 dezembro 2007

Leituras do mugabismo

Na página internacional do "Notícias" de hoje e a propósito da cimeira União Europeia/África de Lisboa que decorre em Lisboa, o jornalista Gustavo Mavie aproveitou os dados de uma sondagem para, a quatro colunas, usando a imagem de um jogo de futebol, mostrar que o presidente do Zimbábuè, Robert Mugabe, venceu o primeiro-ministro inglês Gordon Brown. A singularização do social é aqui perfeita.
Na página dos leitores do mesmo jornal, António Mafuiane socializa mais as coisas e procura mostrar que a crise do Zimbábué tem a ver com o neo-colonialismo de Ingleses e aliados. E defende o seguinte: "Zimbabwe é um país independente e soberano com um governo legitimamente eleito e, portanto, Mugabe está ciente do que é bom para seu povo e o que deve fazer para satisfazê-lo."
Já agora, leia ou recorde o que o historiador Egídio Vaz escreveu no seu blogue em Março e Abril a propósito do Zimbábué e de Robert Mugabe.

3 comentários:

Xiluva/SARA disse...

Mugabe herói, povo lixado. O que acham?

Nelson disse...

Herói...
É verdade que heróis sacrificam algo para assim se tornarem...alguns até a própria vida...mas oque faz realmente heróis não é apenas oque sacrificam mas os resultados do sacrificio....
Mugabe herói...
Sacrificou muitos zimbabweanos...
Mugabe herói...
Cadê os resultados?????

Anónimo disse...

Essa do Mugabe heroi é boa. Até porque eu diria que Mugabe perdeu (faz já uns bons anos atrás) a oportunidade de ser recordado como um grande herói pelos zimbabweanos. Agora, diser que hoje Mugabe é um herói no Zimbabwe...só pode fazé-lo quem nao poe os pés no Zimbabwe faz muito tempo eo quem tem em sau casa uma mesa farta...ou ainda quem sabe que tem "telhados de virdo"...o que parece ser o caso de muitos dos líderes Africanos...