É impressionante a resistência heróica e risonha daqueles homens e daquelas mulheres que, aos sábados, com a vaga de calor que assola Maputo há vários dias, trajam fato e por vezes paletó eles, vestidos pesados elas, seja nas festas de casamento na Avenida Friedrich Engels, seja na visita aos entes falecidos e seus espíritos no Cemitério de Lhanguene.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Há heranças sem escritura, Professor. Veja as ridículas perucas no parlamento zambiano ! Ou até entre nós vestes Doutoradas nada adequadas aos trópicos. A isso é que se deve chamar Colonização Conseguida.
Enviar um comentário