07 fevereiro 2015

Nyusi e Dhlakama estão reunidos à porta fechada

O Presidente da República Filipe Nyusi e o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, estão reunidos em Maputo à porta fechada num hotel da cidade. O Presidente Nyusi está acompanhado pelo conselheiro António Gaspar e o Sr. Dhlakama está acompanhado por Fernando Mazanga e Ivone Soares - "Rádio Moçambique" no jornal das 12:30.
Adenda às 12:42: recorde neste diário aqui.
Adenda 2 às 14:31: "Os 89 deputados da Renamo irão tomar os seus assentos na Assembleia da República (AR). Esta informação foi avançada ontem por Afonso Dhlakama, líder da Renamo, no final do encontro que manteve com o Presidente da República, Filipe Nyusi." Aqui.
Adenda 3 às 14:35: talvez nos próximos dois/três dias venhamos a connhecer as pedras fortes do(s) acordos (s) alcançado (s).
Adenda 4 às 14:51: a propósito do encontro, leia o comentário de Joseph Hanlon no Mozambique 277 com data de hoje, aqui.
Adenda 5 às 14:56: "Mecenato é importante tanto para Frelimo como para a Renamo, particularmente empregos para apoiantes leais. Para além disso, a Frelimo tem desenvolvido uma estrutura de gestão descentralizada, na qual funcionários nomeados têm autonomia para agir dentro de directrizes claras. O poder é realizado pela Comissão Política e a liderança passou pacificamente de Chissano a Guebuza e a Nyusi. Por contraste, a Renamo está construída em torno de seu líder, Afonso Dhlakama, que retém detalhado poder pessoal. [...] [tradução minha, CS] - no citado Mozambique 277.
Adenda 6 às 17:36: leia esta descrição do encontro aqui.
Adenda 7 às 17:40: outra descrição aqui, de onde foi extraída, com a devida vénia, a foto logo abaixo (Dhlakama à esquerda, Nyusi à direita):

1 comentário:

Sir Baba Sharubu disse...

As eleiçoes moçambicanas tiveram lugar ha cerca de quatro meses e desde entao MOZ parou.
A mensagem do pai Afonso que muitos gostariam de ouvir é a seguinte:
"Se MOZ para estamos tramados. Ja chegou a hora de começar a trabalhar."