Os 89 deputados da Renamo cumpriram a ordem do seu presidente, Afonso Dhlakama, no sentido de não comparecerem hoje à cerimónia de tomada de posse dos deputados da Assembleia da República, como protesto contra os resultados eleitorais de 15 de Outubro de 2014. O círculo vermelho assinala as cadeiras vazias da bancada desse partido.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
4 comentários:
"Desta vez é diferente! Se conseguimos desde o pacote eleitoral até ao Segundo acordo de paz e o fundo da paz... conseguiremos mais. Em vez de pautarmos pela estratégia de males menores, podemos usar a de ganhos maiores - o outro extremo do racionalismo instrumental."
- Esta pode descrever um bocadinho a atitude dos membros da RENAMO de, de forma unânime, não comparecem para receber as nozes ora já preparadas com as famosas leis...
Nao basta ser mamparra, tem que demonstrar.
Se nos endividamos para construir pontes como a da Catembe talvez devêssemos considerar a aquisição de um sistema eleitoral informatizado com contagem e apuramento directo , automático e com o mínimo de interferência humana. Essa talvez fosse a ponte de que precisamos para a transparência , para uma paz auditável.
Enviar um comentário