08 janeiro 2015

Atenção aos boatos

Vivemos uma época política propícia aos boatos, espontâneos ou intencionalmente, politicamente provocados. Aqui e acolá, por exemplo, poderão surgir relatos de hecatombes bélicas, de fenómenos objectivamente fabricados para causar inquietação e pânico. O que é uma lenda ou um boato? Lenda urbana, boato ou rumor é "um relato anónimo, breve, com múltiplas variantes, de conteúdo surpreendente, contado como verdadeiro e recente num meio social do qual exprime de maneira simbólica os medos e as aspirações" (in Renard, Jean-Bruno, Rumeurs et légendes urbaines. Paris: PUF, 2006, 3.e éd, p.6).
Adenda às 08:53: Atenção àqueles que, escudados no anonimato, procuram passar por fontes credíveis de acontecimentos fantásticos e que, por essa via, ou criam pânico ou deixam pessoas na dúvida. A dúvida é, regra geral, meio caminho a caminho da certeza.

1 comentário:

Manuel Lobo disse...

Infelizmente, as prisões do tipo "Muchanga", elevam os receios das pessoas de aparecer em publico a emitir opiniões. Até porque as opiniões oficiais nos são "marteladas" diariamente pela RM e TVM por "gurus" da ciência politica. Como aparecer a contrariar os gurus, mesmo se não estivermos totalmente de acordo com eles? Eu acho que, nestes ultimos anos, muito mais gente tem aparecido no anonimato que antes. Duas explicações podem existir: uma que há mais pessoas usufruindo da internet (e assim a sensação de que há mais gente no anonimato) e outra de que há mais receios de ostracisação, pela opinião corrente. Um estudo de opinião poderia esclarecer melhor a situação.