Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
" A religião é o ópio do povo"[ Karl Marx]
Tal como a morfina, usada em pequenas doses, alivia a dor e finta a tristeza de quem sofre de grande mal como são as fases terminais das doenças cancerígenas.
A religião joga esse papel para a miséria social, o maior cancro dos nossos dias. O problema do ópio, da haxixe, da cocaína, heroína, religião... Etc é a habituação , o vício porque embrutece o seu consumidor ao mesmo tempo que estimula a exploração comercial pelo seu provedor.
PS: A laicizardes do Estado moçambicano faz lembrar o hino de um certo partido que ainda invoca o triunfo do socialismo quando todos os dias o atropela.
PS : leia-se " laicidade do Estado" por favor.
Enviar um comentário