07 maio 2014

Retoma perigosa

Segundo a Lusa: "Homens armados, supostamente da Renamo, abriram, com explosivos, uma cratera na N1, a principal estrada do país, onde emboscaram uma viatura militar de reconhecimento, após esta ter caído na cova aberta pela explosão." Aqui.
Comentário: um porta-voz da polícia na cidade da Beira confirmou ontem à noite, através da estalão televisiva STV, o recurso à cratera. Esta técnica guerrilheira não é nova em Moçambique, mas faz muito que não era usada, representando uma retoma perigosa e claramente reveladora de uma declarada intenção de dominar completamente a circulação na Estrada Nacional n.º 1.
Adenda: no Boletim sobre o Processo Político em Moçambique (22), com data de ontem, editado por Joseph Hanlon: "Desde o anúncio feito pela Renamo, na última sexta-feira, de reactivação de todas as bases militares no país, não param de entrar militares e armamento em Gorongosa. A Renamo retomou os ataques na N1 perto de Múxunguè e o governo, intensifica o movimento das Forças de Defesa e Segurança na região de Gorongosa em Sofala."

Sem comentários: