15 maio 2014

Um ataque hoje e duas versões

Segundo a "Rádio Moçambique" no seu noticiário das 18 horas, em despacho do jornalista Amílcar Cabral a partir de Mocuba, província da Zambézia, um ataque da Renamo às primeiras horas de hoje na zona de Murothone, distrito de Mugeba, provocou um morto e um ferido. Porém, segundo o "Diário da Zambézia" (DZ) na sua página do Facebook, citando um agente das Forças de Intervenção Rápida, foram as forças governamentais que atacaram homens da Renamo que se encontravam em casa de um régulo. O jornal aponta um morto e três feridos. Aqui e aqui. O DZ reportou ainda que deputados da Renamo irão amanhã ao local do tiroteio para saber o que se passou. Aqui.
Adenda às 19:21: manchete do "Diário da Zambézia" com data de amanhã:

2 comentários:

Salvador Langa disse...

Se há 2 exércitos como não haver 2 versões?

nachingweya disse...

Segundo o noticiário da STV das 20:00 horas em que o soldado ferido foi entrevistado a versão do DZ parece ser a mais fiável. O contingente das FADM tinha por missão o desarmamento de homens da Renamo. O mesmo desarmamento cujos termos de referência estão a ser discutido no JC já com cotações de facilitadores internacionais e tudo.
Segundo o apresentador do mesmo noticiário os homens da Renamo atacaram o EXÉRCITO DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE e causaram 2 baixas .
O meu comentário é que ainda que seja conveniente pintar a Renamo com o que é mais diabólico em cor e natureza, alguns discursos põem em causa a competência , a habilidade e a capacidade das FADM.
A bem da seriedade das intenções de Paz, alguma assertividade seria bem-vinda de vez em quando.