"Hoje, a ameaça de violência paira sobre quase todas as eleições em África (....)" - uma das frases de um texto, com o título em epígrafe, de Raila Odinga, ex-primeiro-ministro do Quénia, aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Stuart Mill em O Governo Representativo já defendia: "Quem não sabe ler e escrever, e não domina as 4 operações elementares da aritmética não pode votar porque lhe faltam as mais elementares ferramentas para avaliação... a esse os governos devem dedicar tudo ao seu alcance para lhe proporcionar Educação básica "
Os políticos africanos, sobretudo quando estão no poder, aproveitam-se do défice de cidadania existente nos seus paises para se perpetuarem ilicitamente no cargo. Daí que todas as eleições tragam consigo a sombra de manifestações menos democraticas
Esse homem viveu o problema e eu gostaria de saber em nome de que identidade colectiva ele fez carreira.
Enviar um comentário