Um cidadão terá sido linchado ontem no Bairro Coalane, periferia da cidade de Quelimane, sob suspeita de roubo, segundo o "Diário da Zambézia" de hoje. O jornal acrescenta que cinco homens jovens foram linchados em vários bairros da cidade de Quelimane nos últimos dois meses: dois no Bairro Janeiro, um no Bairro Floresta, um no Bairro Boavista e agora este no Bairro Coalane. Um porta-voz da polícia afirmou ao jornal que a corporação tem procurado sensibilizar as pessoas para não exercerem justiça por suas próprias mãos.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Antes de se tornar vício a prática de justiça pelas próprias e anónimas mãos do povo, é um grito de indignação contra a impunidade generalizada do crime nos nossos dias.
Não é deslocado pensar que o castigo deve ser proporcional ao crime. Ora, esquartejar e colocar no contentor de lixo um cidadão (honesto ou não) inocente tem por castigo proporcional que pena? 24 anos de cadeia?
Enviar um comentário