24 outubro 2013

Cenários pós-Santungira (3)

Terceiro número da série. Prossigo no primeiro dos cinco pontos do sumário proposto no número inaugural, com a indicação expressa de que em todos eles apenas terei em conta pequenas hipóteses que, absolutamente, precisam ser testadas. 1. O significado de Santungira. Escrevi no número anterior que Santungira era o ícone de um certo futuro abraçado a um presente trabalhando ao ritmo do passado. O que pretendo dizer com tão enigmática frase? Vou tentar a resposta. Como que para substituir a densidade axiomática das expressões duramente castrenses ("quartel-general", "base"), surgiu em certos círculos uma outra expressão, única na gíria política moçambicana, a saber: "academia política de Santungira". Perante tão singular expressão, como encontrar o real significado de Santungira, agora que Afonso Dhlahama provavelmente reescalou as montanhas da Gorongosa (como já o fizera nos anos 70 e 80 do século passado), um pouco como Espártaco o fez em relação às de Petélia? Se não se importam, prossigo amanhã.
(continua)

1 comentário:

nachingweya disse...

Na década 80 foi tomada a Casa Banana. Samora Machel , então Comandante Chefe das FPLM proclamou: " partimos a espinha dorsal do inimigo; falta pouco, muito pouco para lhe deceparmos a cabeça." Nessa ocasião, reportaram os jornais, Dhlakhama conseguiu fugir, de mota, disse-se.A única coisa que se apanhou caída da cabeça dele foi um par de óculos de vista.
Entretanto Samora foi assassinada por mãos externas ao eu se crê ( não se sabe ainda se por mentes e planos também externais) e o "bicho"' aparentemente com a espinha dorsal profundamente lesionada, continuou a sua guerra até aza portas de todas as cidades e vilas. Oficialmente sem a espinha dorsal , o inimigo conseguiu arrastar todo um Governo muito soberano e as suas gloriosas Forças Armadas para Roma. Para conversar sobre as diferenças internas de um mesmo Povo.
Todo este intróito para dizer que não basta tomar bases é preciso integrar as populações. Guerrilheiros não se recrutam, motivam-se. Os guerrilheiros não têm uma comissão de serviço , têm uma Causa.
PS: diz um adágio popular " fruta grande e mulher bonita ninguém come sozinho" . As riquezas ( ou, se preferirem, as pobrezas) nacionais TÊM DE SER EQUITATIVAMENTE SENTIDAS.