19 outubro 2013

Ventos dialécticos de Santungira

Ontem, circulou ruidosamente na internet a notícia de que as forças armadas estavam a atacar a base de Afonso Dhlakama na Gorongosa, Santungira (recorde neste diário aqui). Hoje, em conferência de imprensa, um porta-voz do Ministério da Defesa Nacional disse que essa informação era falsa.
Comentário: dialécticos são os ventos de Santugira (longe de mim discutir a grafia desta palavra).
Adenda às 20:07: no jornal da noite da estação televisiva STV, o governo atribuiu à Renamo a responsabilidade de dois ataques, sem vítimas, ontem levados a cabo contra as forças armadas governamentais. Por sua vez, estas foram acusadas por um porta-voz da Renano de serem responsáveis por ataques que fizeram sete vítimas mortais entre elas. Entretanto, a embaixada dos Estados Unidos da América divulgou um comunicado no qual manifesta preocupação com a situação política em Sofala. Finalmente, líderes religiosos estão a pedir que governo e Renamo pensem na paz, enquanto em Gorongosa as pessoas vivem com medo e muita gente dorme no mato, especialmente mulheres.

4 comentários:

Xiluva/SARA disse...

Eheheheheheh! Boa Prof!!!!

Salvador Langa disse...

Penso que a situação vai agravar-se, primeiro porque Guebuza chega a Sofala depois de amanhã e depois porque tempos eleições este ano e no próximo.

Salvador Langa disse...

Desculpem quis dizer "porque temos eleições".

nachingweya disse...

O que é importante notar é que desde a saída de Macaringue do Estado Maior General das FAM, o assunto deixou de ser de polícia, passou para o Ministério de Defesa o que pode estar a confirmar que já estamos em Guerra. Como em muitos negócios o governo não dá satisfações aos eleitores e cidadãos não me surpreenderia muito que o ataque ocorresse. Surpreender-me-ia sim se sem ajuda externa tal ataque surtisse um efeito que se traduzisse em vitória. Hoje, tal como ontem, os homens não se mede aos palmos.