27 abril 2013

Grandes pensadores 2013

Produto de uma pesquisa que recolheu mais de dez mil votos de 100 países, a revista britânica Prospect deu a conhecer na quarta-feira uma lista com aqueles que foram considerados os 65 principais pensadores de 2013. Dos países africanos, há a registar o nome do activista egípcio, Mohamed ElBaradei, prémio Nobel da Paz em 2005. Dos países falantes de língua portuguesa, apenas um brasileiro foi escolhido (41.º lugar). Apenas 15 mulheres foram indicadas, estando a primeira em 15.º lugar, Arundhati Roy, escritora e ativista política indiana. Confira aqui, aqui e aqui.

6 comentários:

Joana disse...

Pois é o cérebro continua "masculino", seria giro conhecer o género dos proponentes de nomes...

Marta disse...

Se calhar até pode haver casos de serem mulheres a proporem homens, mesmo se confrontados com mulheres de grande nível intelectual...

Paulo disse...

Mas minhas queridas amigas, porquê não olhar para o género do intelecto em lugar de olhar para o género...do género habitual?

Xiluva/SARA disse...

Pensar muito e sentir pouco....eheheheh!!!

Gustavo disse...

Prezado Professor,
Com todo o respeito, gostaria de destacar que Cristine Lagarde (FMI), Eric Schmidt (CEO da Google), Elon Musk (sul-afircano, CEO da SpaceX), entre outros liberais, fazem parte dessa lista.
Já tive a oportunidade de ler e ouvir declarações de Scmidt e de Musk, e, honestamente, não entrevi nenhum rasgo sequer de genialidade além da capacidade de fazer dinheiro na terra do Tio Sam. Para ser justo, parecem tratar-se de empresários com um tino especial para os negócios. Mas daí a ganharem o título de "Pensadores", já acho demais.
Enfim, só uma opinião...

Salvador Langa disse...

Secundo o Gustavo.