20 abril 2013

Carta assinada por nove instituições do Brasil e Moçambique

1 comentário:

nachingweya disse...

Não posso evitar subscrever na íntegra o conteúdo desta carta. E acrescentar que aqueles manifestantes são os mais naturais acionistas de todo o mecanismo de valorização dos recursos naturais das suas regiões.
Insisto:Como foram concebidos os aldeamentos de reassentamento para as famílias removidas das áreas de mineração faz lembrar as reservas de índios que há nas americas cuja razão de ser não é diferente da de Cateme, Bairro 4, etc, a exploração de recursos naturais.
Não duvido que ocorra a alguns de nós sugerir a Vale que subsidie algumas formações a FIR no Brasil e ofereça uns tantos blindados para proteger o que a legitimidade já não cobre. Afinal o Brazil tem uma sólida experiencia na gestão de reservas de indios e silenciamento dos Sem-Terra. Que é o que são hoje as famílias em Cateme, Bairro 4, Bairro 25 de Setembro, Benga. Os Sem Terra de Moçambique.
PS. As políticas actuais de exploração dos recursos naturais não são as mais sustentáveis. São tão viáveis como as recentes políticas de comercialização do cajú.