30 abril 2013

A opinião pública não existe

"A "opinião pública" manifestada nas primeiras páginas dos jornais sob forma de percentagens (60 % dos Franceses são favoráveis a...) é simplesmente um artefacto, cuja função é a de dissimular que o estado de opinião num dado momento é um sistema de forças, de tensões e que nada é mais inadequado para representar o estado da opinião que uma percentagem." (Bourdieu, Pierre, L'opinion publique n'existe pas, in Questions de sociologie. Paris: Les Éditions de Minuit, 1984, p. 224, tradução minha CS.
Adenda: esta é, sem dúvida, uma questão fundamental. Expressões parentes são "praça pública", "esfera pública" e "sociedade civil", estas duas últimas, especialmente a última, de forte uso social em certos círculos produtores de opinião pronta-a-consumir.

2 comentários:

nachingweya disse...

Prova disso é que apesar da opinião pública ser favoravel à retirada do Sr PROFESSOR Dr Leopoldo da Costa do processo de candidatura -comprovadamente opaco- lá o teremos a proceder à triagens na CNE sobre quem e onde deve tomar parte das eleiçoes e validar processos eleitorais com cujos resultados teremos que conviver nos proximos 5 anos.

PS:À mulher de César não basta ser, deve também parecer honesta. E limpa

ricardo disse...

Ainda que doa aos apologistas do absoluto opinar, nomeadamente alguns cultores de sistemas totalitarios, foram sempre elites, ou representantes destas, os responsaveis pela construcao da opiniao publica de uma sociedade. Ha milhares de exemplos disso. Ate as grandes religioes da humanidade nao se afasta desta definicao...

Portanto, a maioria e (realmente) uma mentira.