18 outubro 2011

Três posições sobre a morte de Samora Machel

Celebra-se amanhã o 25º aniversário da queda do avião presidencial de Samora Machel. Esta manhã, na estação televisiva STV, cerca das 7:07, surgiu Sérgio Vieira, ex-ministro da Segurança na governação de Samora Machel, a dizer que Samora foi vítima de terrorismo do Estado sul-africano. Depois, foi a vez de Olívia Machel dizer que seu pai foi vítima do apartheid, mas com a cumplicidade de altas figuras do Estado moçambicano; finalmente, a vez do pesquisador João Cabrita, pondo em causa Sérgio Vieira e dizendo que os pilotos do avião Tupolev que transportava Samora e a sua comitiva cometeram erros graves.

8 comentários:

Anónimo disse...

PROF.
PARA QUEM VÊ OU VIU ALGUNS TRECHOS DE SAMORA NA TVM ONTEM FICA MAIS QUE CLARO QUE ESTE GRANDE HOMEM FOI MORTO POR GENTE QUE O CONHECIA MUITISSIMO BEM.
PS. COMO DIZ ÓSCAR MONTEIRO NA STV(TELEJORNAL DE ONTEM), VAMOS AMANHA LEVAR UMA FLOR A PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA LEMBREM SE QUE SAMORA AMAVA AS FLORES.
MINHÃ OPINIÃO SAMORA É UM DOS ÚNICOS QUE VEIO DA LUTA PARA AJUDAR O POVO OS OUTROS É SÓ VER AS SUAS BARRIGUINHAS.

Salvador Langa disse...

Interessante a posição da Senhora Olívia.

ricardo disse...

E ontem foi Jacob Zuma a dizer que tudo se tratou de um acidente "envolto em muito misterio". Quem percebe um pouco de linguagem diplomatica, nao precisa de perguntar mais nada.

P.S.

O mamarracho ja la esta pronto para a Festa!

nachingweya disse...

Que Samora descanse em paz.
PS.:Se as dimensões das estátuas originais de Mondlane e Machel tinham alguma mensagem de ordem hierárquica da função histórica de cada um deles então essa ordem se inverte a partir de 2011.
O que faz pressupor que as estátuas do futuro serão muito maiores.

TaCuba disse...

Acho que muitas coisas serão guardadas para sempre no silêncio.

BMatsombe disse...

Não só, penso que vários tomam posição neste campo em função de campos ainda muito vivos, neocolonailismo, racismo...Bué.

Xiluva/SARA disse...

Que Deus tenha todos os que pereceram no desastre.

Anónimo disse...

> Não tenho dúvidas que Samora queria, verdadeiramente, uma sociedade mais justa!

> Foi um Estadista, um Homem que dignificou o País, um Homem que não tinha ambições empresariais!

> Recordo o ambiente de consternação que as notícias, primeiro a dúvida, as buscas, depois a certeza causaram no país em geral!

> Arrisco-me a dizer que todos - simpatizantes ou não - sentiram com profundo pesar o seu desaparecimento físico

> Paz à sua alma!!