12 outubro 2011

Sobre a qualidade do ensino em Moçambique (18)

"Eu mesmo tenho frequentemente lembrado que, se existe uma verdade, é que a verdade é um lugar de lutas." (Pierre Bourdieu)
Avanço na série, passando, agora, para o terceiro ponto do sumário proposto, rigorosamente apenas lançando ideias e hipóteses que carecem de pesquisa.
3. Representações tradicionais sobre ensino e sobre qualidade do ensino.  A imprensa e o bula bula de esquina estão cheios de imagens persistentes do género: a qualidade do ensino é má, as crianças não sabem ler, mesmo os estudantes universitários mal sabem ler, temos de tornar o ensino mais prático, os estudos universitários são muito teóricos, etc.
Prossigo mais tarde. Crédito da imagem aqui.
(continua)

6 comentários:

Salvador Langa disse...

O que diz é verdade, essas são as formas de pensar. Mas fala-se das escolas públicas, não das escolas privadas.

ricardo disse...

E uma constatacao visula, inclusive em muitas escolas privadas...

A diferenca nao e tao significativa, como atestam os resultados dos exames nacionais das respectivas classes.

Ha contudo, certas escolas privadas, sobretudo as internacionais ou de curriculum diferente do nosso, que nao vivenciam estes problemas.

Todavia, conhecem outros...

Paulo disse...

Nas escolas privadas o ambiente é bem melhor, mas não poucas vezes como sucede aqui os profs são das escolas públicas.

TaCuba disse...

Não esquecer a corrupção, a passagem de classe em troca de favores.

Chacate Joaquim disse...

Concordo com todos os comentários mas é inaceitavel que em pleno século XXI haja professores que não tenham noção de disperdício no sector de educação! uma reprovação ou retenção de um aluno numa classe é um disperdício para a sociedade, pais, estado em si... o professor ignora isso! A qualidade do ensino não se faz com reprovações mas com entrega dos professores, pais e encarregados de educação se falarmos do ensino básico porque depois daqui cada um deve lutar em ter conhecimento, claro, com o docente a orientar. o resto está muito bom no nosso ensino so quem especula pode cair no senso comum.

ricardo disse...

Vivemos numa epoca e que tudo e contabilizado como desperdicio. Ate as palavras...