24 agosto 2011

Líbia: uma crónica

Original do jornalista Patrick Cockburn em inglês aqui, texto em português aqui.

3 comentários:

Tomás Queface disse...

Somente para deixar uma nota: A Wikileaks anuncia que hoje irá publicar 35 mil telegramas diplomáticos.

http://facebook.com/wikileaks

Salvador Langa disse...

Precisamos saber com rigor quem é a gente que forma os "revolucionários" que disso penso que nada têm, temos de compreender o papel das tribos, osd interesses das potências, etc.

nachingweya disse...

Tenho que reenviar o meu comentário anterior:

Com o fim da guerra fria, a NATO corria o risco de tornar-se um elefante branco. Mas os biscates de controlo de zonas de exclusao aérea voltam a viabilizá-la. Afigura-se mesmo providencial para a agora incontornável recolonizaçao do continente africano. Sem Metrópole nem rosto opressor. É a orquestra final do Grande Capital. De seu nome Imperialismo. Por um lado despejando esmolas para os dirigentes pobres e por outro depauperando o continente.
Em breve haverá uma espécie de Conferência de Berlim (talvez em Beijing e sob a égide das Nações Unidas- esse titere de quem lhe paga as rendas ) para a partilha dos recursos naturais de África.
Entre nós já estamos dando uma ajudinha através das concessões mineiras, hidrocarbonetíferas e, mais recentemente, agrícolas. Chamamos-lhe investimento extractivo&exportativo directo estrangeiro. E dizemos que rende.
A queda de Ghadafi prova que a Uniao Africana é um molusco. Invertebrada e inepta (até para juntar uns sacos de mapira para Somália, refira-se).
O PACTO DE VARSÓVIA era mais importante para o equilíbrio do mundo do que a gente pensa.
Acho que estamos mesmo lixados meus camaradas.
PS.: E depois da Síria? Irão?
Com o Fidel já deposto e se o cancro cooperar na Venezeuela logo logo o mundo será pêra mais doce(il). Estou deveras apreensivo. E irónico, a subjugação de África tinha de acontecer durante o mandato de Obama!