Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
27 outubro 2010
UEM
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E a maior e a mais antiga universidade de Mocambique. UEM, ex-ULM. Tem crescido em numeros: estudantes, faculdades, cursos.
Mas saltam-me a vista duas coisas interessante:
1. O gap de genero na populacao estudantil tende a alargar, quando ja comecava a estabilizar no racio 1:2;
2. O numero de docentes PHD aumentou, ao mesmo ritmo que o numero de mestrados diminuia. Duas hipoteses: (i) trata-se das mesmas pessoas; (ii) ou de docentes que acumulam tarefas como CTA.
O que nem seria de admirar. Sempre foi assim.
Por isso, a boa estatistica seria dizer, quantos a tempo inteiro, parcial, sazonal, sabatico (investigacao, em formacao, doenca) etc.Assim ficariamos com a melhor imagem dos recursos disponiveis na UEM para produzir conhecimento e formar quadros.
Quanto aos estudantes, e obvio que o seu numero e constante. Mas seria interessante saber qual tem sido a taxa de graduacoes face as novas admissoes. E ja agora, como e que se determina o numero clausus, considerando a mesma, pelo facto de nao se construirem infra-estruturas da noite para o dia. Serao os repetentes, alunos externos (laborais, pos-laborais)?
2 comentários:
E a maior e a mais antiga universidade de Mocambique. UEM, ex-ULM. Tem crescido em numeros: estudantes, faculdades, cursos.
Mas saltam-me a vista duas coisas interessante:
1. O gap de genero na populacao estudantil tende a alargar, quando ja comecava a estabilizar no racio 1:2;
2. O numero de docentes PHD aumentou, ao mesmo ritmo que o numero de mestrados diminuia. Duas hipoteses: (i) trata-se das mesmas pessoas; (ii) ou de docentes que acumulam tarefas como CTA.
O que nem seria de admirar. Sempre foi assim.
Por isso, a boa estatistica seria dizer, quantos a tempo inteiro, parcial, sazonal, sabatico (investigacao, em formacao, doenca) etc.Assim ficariamos com a melhor imagem dos recursos disponiveis na UEM para produzir conhecimento e formar quadros.
Quanto aos estudantes, e obvio que o seu numero e constante. Mas seria interessante saber qual tem sido a taxa de graduacoes face as novas admissoes. E ja agora, como e que se determina o numero clausus, considerando a mesma, pelo facto de nao se construirem infra-estruturas da noite para o dia. Serao os repetentes, alunos externos (laborais, pos-laborais)?
Obrigado,
Tb significativa a desproporção de género no corpo docente.
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