Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
6 comentários:
Efectivamente, e um voto de protesto.
O Brasil tem um sistema eleitoral interessante, bastante diferente do nosso, para bem ou para mal.
Por exemplo, todo o cidadao ou entidade, mesmo em lista partidaria pode concorrer a deputado federal. Desta feita, Tiririca, um palhaco analfabeto, teve uma votacao esmagadora. Assim como ja fora com apresentador excentrico Clodovil ou o cantador demode Agnaldo Timoteo. Inclusive, uma uma vez houve ate que se elegeu o Rinoceronte do Zoo de Sao Paulo a deputado federal ou estadual!
Tudo voto de protesto. Mas, o que poderia ser uma accao legitima popular de catarse politica, tem sido aproveitada por outras forcas, nomeadamente o crime organizado para se consolidar na politica. Estes "candidatos" sao uma especie de rampa de lancamento para investidas mais discretas dos homens do mal, ja no proprio congresso brasileiro e com alvos bem definidos. Isso e que e a questao fundamental. Pois como se viu, em ambos mandatos de Lula, variadissimas vezes o PT foi directa ou indirectamente associado ao crime organizado.
Mas apesar de toda esta liberdade de escolha, o brasileiro e obrigado, sob pena de cassacao de direitos de civis, a ir votar. E ele fa-lo, muitas vezes em branco, ou protestando, como foi o caso. Vale notar que, o brasileiro comecou a abster-se das urnas, justamente por causa dos mesmos motivos que nos fazem imita-los em Mocambique. O descredito na politica, pelos sucessivos escandalos nunca esclarecidos.
Em Mocambique, seria impossivel fazer o mesmo que sucedeu neste domingo em terras de Vera Cruz, porque a ditadura partidaria interna de qualquer das nossas formacoes politicas impoe-se na seleccao de candidatos a AR. Todavia, e bom estar alerta a possiveis imitacoes brasileiras, no que tange a perda dos direitos civis em caso de abstencao nas nossas eleicoes, sem o devido contrapeso que seria a permissao de candidaturas uninominais e nao partidarizadas.
Seria pessimo demais para ser verdade...
http://www.lemonde.fr/afrique/article/2010/10/04/le-president-senegalais-limoge-le-ministre-de-l-energie-et-le-remplace-par-son-fils_1420269_3212.html
Caro prof.
Marina Silva perdeu ganhando, sem dúvida. E o estado mais rico da União elegeu um palhaço com um incrível número de votos. Existe o voto punitivo, mas também há demonstração de desprezo de muitos pela política, ao votarem assim. Tempos atrás, antes das urnas eletrônicas, o 'macaco Tião' recebeu um expressivo número de votos. O eleitor brasileiro é assim: demonstra o que pensa-sente desse jeito e os 'especialistas' precisam dar tratos à mente para decodificar ou interpretar esse comportamento eleitoral curioso.
Não há como duvidar também que certa parcela da grande mídia (um grupo de jornais e emissoras de tv) tomaram o formato de partido político, agindo em conjunto e atacando em matilha Dilma e Lula, enquanto mantinham os holofotes sobre Marina Silva. Parte do eleitorado, como mariposas, acompanhou o brilho da luz.
Aguarda-se agora a decisão de Marina em apoiar Serra (ou Dilma), nessa nova fase de bipolarização político-ideológica brasileira.
Meus cumprimentos,
Paulo; Brasil
Ontem, na SIC, Miguel Sousa Tavares explicava a eleição de Tiririca da seguinte maneira.
Para aquele analista, a eleição de Tiririca foi algo pensado por 4 partidos de menor expressão da oposição brasileira que não tinham a menor hipótese de eleger um único deputado. "A eleição de Tiririca não surge do nada". Disse
Acontece que, com a eleição de Tiririca, 6 deputados no entender dele, "sérios", foram eleitos para a câmara de deputados (São-Paulo).
E disse mais, Tirirca foi uma barriga de aluguer desses partidos.
Verdade ou não, Tiririca ficará na história daquele país, quer pelo facto de ser o primeiro palhaço a ocupar o cargo de deputado, quer pelo analfabetismo do futuro deputado.
Zicomo
A saga continua...
http://br.eleicoes.yahoo.net/noticia/veja-os-famosos-que-foram-eleitos-e-os-que-ficaram-pelo-caminho.html
Pela apuracao e por distribuicao geografica, ja se consegue perceber o que move candidaturas destas.
Um estudo de caso interessante.
Tiririca podera ver sua eleicao cassada, ser condenado a 5 anos de prisao e pagamento de multa, se nao provar em 10 dias que nao e analfabeto:
http://br.eleicoes.yahoo.net/fotos/imagem/356/tiririca#navgal
O filme segue dentro de momentos...
Enviar um comentário