10 outubro 2010

Luta pelo espaço vital

Um guarda privado alto e forte, com galões sonantes, e um limpador de carros baixo e magro, envolveram-se esta tarde em dura pancadaria, em disputa estava quem lavaria um 4/4 verde, o guarda quase quis matar o limpador batendo na cabeça do adversário com uma corrente depois de o ter vergado. Berros, pedidos de protesto, súplica de gente passante, o guarda acabou por largar o limpador que, por desforra, por compensação, decidiu arremessar-lhe pedras e uma garrafa, em meio onde crianças tinham estado a brincar e observavam, inquietas, o que se passava. O que se passou? O que se passou foi um terrível luta pelo espaço vital de sobrevivência, por recursos de vida, pela limpeza de uma viatura cujo proprietário bebia, placidamente, uma cerveja na esplanalda de um restaurante. Por pudor, não fotografei a sequência dramática de cenas.
Adenda: um dia dedicar-me-ei ao estudo da violência simbólica entre intelectuais, à sua desmedida luta por uma coisa sobre a qual tenho escrito regularmente: recursos de poder. Um trabalho fascinante. 

5 comentários:

ricardo disse...

Tenho assistido a fenomenos similares na rua do ISCTEM (baixa)...envolvendo o mesmo tipo de autores.

Carlos Serra disse...

Há, provavelmente, uma luta pela hegemonia dos passeios, entre guardas privados e guardadores/arrumadores de carros.

Anónimo disse...

Isso ocorre em toda parte, caro professor.

Gostaria de ler suas reflexões sobre a 'guerra entre intelectuais'.

Paulo; Brasil

Anónimo disse...

Acho que se deveria tambem estudar porque que as pessoas que habitam Moçambique têm tanta aversao à autoridade.
Ninguem a respeita. Nao aceitam ser multados, se infringem a lei, nao respeitam os sinais para a boa convivencia social em toda a cidade (sejam de transito ou outros quaisquer) nao respeitam as forças da lei, enfim...
Tenho visto na Eduardo Mondlane machibombos e outros carros pesados a passarem à faixa central o que esta proibido, pessoas que estacionam na rua do lado direito, para nao falar do estacionamento em dupla fila (Av. Karl Marx perto da Somofer) etc... é um completo desrespeito pelos outros... JUSTIFICAÇÕES: TODAS: NÃO HA ESTACIONAMENTO, NAO HÁ, NAO HA E NAO HA... Mas ninguem tenta pelo menos estacionar um pouco mais longe e ir a pe. Nao podemos andar muito, faz-nos mal... Preferimos afectar os outros.

Anónimo disse...

Estacionam nas entradas dos outros... so para nao caminhar uns metros. Ninguem respeita a ninguem nesta terra!