Eis alguns dos temas que, progressivamente, deverão entrar neste diário a partir da meia-noite local:
* Genéricos: Diversos
* Séries pessoais: Política enquanto produção de ideologia (4); Causas e características das manifestações em Maputo e Matola (18); No lugar deles, o que faríamos? (5); Quatro pontos sobre as manifestações (7); Linchar à luz do dia: como analisar? (5) Os Moçambicanos são preguiçosos? (13); O pronto-a-pensar (13); Somos natureza (8); Indicadores suspeitos e comoção popular (11); Vassalagem (4); Cientistas sociais são "sacerdotes"? (8); É nas cidades do país (9); Ciências sociais e verdade (11); Já nos descolonizámos? (12); O que é Moçambique, quem são os Moçambicanos? (15); Moçambique dentro de 30 anos (série) (6) (recordar aqui e aqui)
* Séries pessoais: Política enquanto produção de ideologia (4); Causas e características das manifestações em Maputo e Matola (18); No lugar deles, o que faríamos? (5); Quatro pontos sobre as manifestações (7); Linchar à luz do dia: como analisar? (5) Os Moçambicanos são preguiçosos? (13); O pronto-a-pensar (13); Somos natureza (8); Indicadores suspeitos e comoção popular (11); Vassalagem (4); Cientistas sociais são "sacerdotes"? (8); É nas cidades do país (9); Ciências sociais e verdade (11); Já nos descolonizámos? (12); O que é Moçambique, quem são os Moçambicanos? (15); Moçambique dentro de 30 anos (série) (6) (recordar aqui e aqui)
2 comentários:
Sr Professor
so quero comentar um pouco sobre a obrigatoriedade do registo dos clientes do pre-pago da telefonia movel.
Bom a medida pode ser correcta, mas peca desde ja, de a sua aplicacao ser politica nao tecnica. Tecnicamente as condicoes que o governo impoe para o registo de numero vai falhar:
1. O portador do numero deve ter BI e certificado de residencia
2. Prazo, ate 15 de Novembro.
Analizando o ponto 1, Olhando para os clientes das operadoras: a Mcel possui cerca de 4 milhoes de clientes, nos quais cerca de 95 % no pre-pago (3.8 milhoes de clients) e os restantes de contrato. A Vodacom com deve ter cerca de 2.5 milhoes de clients no pre-pago. Os servicos de pre-pago sao os que mais ganhos trazem as operadoras mas suportados por clientes extremante pobres espalhados por mercados informais de Maputo e outros nas zonas rurais do pais. A Questao eh? Essa gente tem BI? Essa gente sabe onde fica a loja da Mcel? Essa gente sabe como pedir o certificado de residencia? E terao dinheiro para pagar o certificado de residencia? Que pergunte a TDM-Fixo e a EDM o quanto os clientes tem dificuldade para apresentar esses documentos.
Analizando o ponto 2. 15 de Novembro, eh o prazo para todos os clientes registar os numero? Olhando so para Mcel com pelo menos cerca de 3 milhoes de clientes no pre-pago? Se esses clientes realmente fossem capazes de se deslocarem as lojas da Mcel para registarem os seus numeros, tenho duvidas se a propria Mcel seria capaz de atender a avalanche 66 000 clientes por dia (incluindo fim de semana).
Portanto, a medida nao é viavel tecnicamente. O governo devia dar prazo ate 15 de Nov para as operadoras apresentar uma metodologia para registar os seus clients, porque nao sera um exercicio facil?
Afinal quando estao no Conselho de Ministros nao olham para os dados antes de decidirem algo?
Abracos
Sugiro coloque o seu comentário tb no CIP (3).
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