O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2018 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

27 setembro 2010

Causas e características das manifestações em Maputo e Matola (17)

"Do rio que tudo arrasta se diz violento, porém ninguém diz violentas as margens que o comprimem" (Bertolt Brecht).
Avanço na série e nas hipóteses, continuando com a apresentação das características da revolta de 1/3 deste mês, muitas das quais pontuaram também - como já salientei anteriormente - a revolta de 5 de Fevereiro de 2008:
9. Luta das barricadasSMS: um aspecto novo na história digital do país foi a luta das barricadasSMS e dos obusesSMS. Com efeito, contra os sms enviados pelos proponentes do protesto e da luta (mas sem menção do número ou dos números  de celular remetentes), surgiu outro tipo de sms de proponentes de paz e do trabalho, enviados através de dois números incompletos (com menos um algarismo) da provedora Mcel e por isso não permitindo conhecer a origem (tecnologia certamente nova, esta). Os autores deste último tipo de sms estiveram muito activos nos últimos dias das manifestações, multiplicando o envio de mensagens muito politizadas, muito sloganísticas, entrando mesmo no campo desportivo, com apoio à selecção nacional dos Mambas, no género "em frente contra a violência e o vandalismo" (foto reproduzida daqui).
(continua)
Adenda às 6:32: entretanto, confira a notícia do registo obrigatório de cartões pré-pago até ao dia 15 de Novembro, aqui.

1 Comments:

Anonymous Luciano said...

Professor,
Dois acontecimentos recentes me levam a propor-lhe um tema para debate.
O Presidente Barack Obama durante o discurso nas NU afirmou que Malawi, Etiopia e Moçambique fizeram progressos rumo aos ODM (objectivos do milénio) preconizados pela sua administração.
O Noticias, TVM e RM fizeram das palavras de Obama parangonas de 1ª página e noticia de abertura de telejornais e noticiarios.
A minha pergunta é a seguinte:
Uns meses atrás Obama classificou um determinado nosso compatriota como Barão da Droga e tomou medidas concretas para impedir negocios entre esse senhor e os cidadãos e empresas norte americanas. Por este motivo os mesmos meios de CS pressionaram a que se fizesse uma video conferência para esclarecer os factos. Dessa conferência sairam como entraram e por isso chamaram o Presidente dos EU de mentiroso, incriminador sem provas e imperialista para alem de outras coisas pouco simpáticas.
Será que, agora que o mesmo Obama, elogiou o nosso governo e as suas politicas, já não é mentiroso? Será que não precisamos de provas de que o nosso governo melhorou a vida dos seu povo nos ultimos anos?

Seria interessante debater em qual dos dois acontecimentos a Administração Americana se enganou mais.

27/9/10 10:55 da manhã  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home