21 setembro 2010

As pérolas de Anchas

Um prédio de 47 andares para negócios na baixa da cidade de Maputo - segundo o "Mediafax". É evidente que o país está excepcionalmente carente de andares e de pérolas.

6 comentários:

Abdul Karim disse...

'E o paradoxo,

Somos uma princesa a quem falta pao, e oferecem-nos perolas,

Maputo 'a Dubai e Katembe 'a Xangai,

Estamos com um crescimento "vigoroso".

ricardo disse...

Karim,

Agora comecas a perceber porque nao te dao o Predio Pott...

Ele vai desaparecer dali!

Abdul Karim disse...

Nao Ricardo,

Nao pode desaparecer, eles vao dar, hao de dar, confio,

Estao um pouco busy agora, tem business desse predio dubai, business pra construcao de ponte e predios Xangai, business de subsideos, business de crise, sao muitos business por ai,

Depois vao pensar no Pott, o Karim 'e um tipo porreiro, nao tem dinheiro so, esta pedir ha muito tempo, vao considerar, vao dar.

'E governo, nao 'e facil, se tivesse cartao de socio so partido facilitava tudo, mas Karim 'e teimoso, 'e porreiro mas 'e muito teimoso, nao quer inscrever pra membro do partido,

Custava alguma coisa increver, era so chegar e dizer, hoye hoye guebuza, e no dia seguinte entregavam-lhe, esse Karim nao quer fazer isso tambem, era so uma hossana, e vida dele resolvida.

V. Dias disse...

Há dois séculos e meio os arquitectos paisagistas e amantes de "coisas de cultura" defendem teorias diversas sobre a construção deste tipo de obras em grandes cidades. Umas defendem que sim, outras que não.

Uma vez que estamos a falar de Maputo, a nossa capital, penso que não vejo mal nenhum que seja erguido um prédio assim - com estas características, desde que se cumpra com as leis do património. Insisto nisso porque não sei se o país tem uma lei do património. Se calhar perguntasse o senhor Simbine.

Por exemplo, as regras internacionais do património dizem que não se pode construir um prédio destra natureza num raio de 5O metros sobre um património classificado ou protegido. Não sei se os Correios de Moçambique e a Biblioteca Nacional estão protegidos ou classificados. É muito importante saber isto. Se estiver, então a construção é ilegal, mas se não, não vejo porque impedir a sua construção.

Zicomo

ricardo disse...

Karim,

Eu nao estou a brincar. O predio Pott sera derrubado. E uma questao de tempo.

E ja agora, este novo edificio sera erguido junto da estacao central dos Correios de Mocambique e ao lado da Biblioteca Nacional, que poderao tambem desaparecer. E porque?

Eu nao sou engenheiro civil, mas um edificio daquela altura, exige FUNDACOES medonhas e uma base generosa. Ora, pelos meus calculos, ela nao devera ultrapassar os 900 m2. A menos que tencionem erguer ali uma replica da Torre Juche de Pyongyang, nunca vi edificio para escritorios tao fino...

Eu usei como exemplo de comparativo o predio 33 andares (mais de 1000m2 de base, fundacoes profundas e motobombas para secar lencois freaticos subterraneos), que ao lado deste vai parecer um anao. Lembrando ainda que o terreno da zona e bastante pantanoso. Mas estamos sempre a aprender, fazendo e estudando depois as consequencias. E e bem possivel que o novo edificio seja um "movel"!

Abdul Karim disse...

Ricardo,

Eu nao entendo nada de construcao civil, gostava muito de desenho geometrico, mas construcao civil, "nieto" !

Gostei dessa do edificio "movel".

Primeiro vamos mesmo ver se ele aparece, e depois se abana, parece-me mais expeculacao politico-imobiliario.